Último certame de investimentos em infraestrutura no Paraná em 2024, com R$ 62,5 bilhões, marca termos de leilões de rodovias com fundos norte-americanos e novas opções de contratos de manutenção e serviços.
A décima vez no ano, o martelo que põe fim a um leilão de concessão rodoviária no País deverá bater na B3, em São Paulo, com a disputa do Lote 6 de rodovias integradas do Paraná, elevando ainda mais a disputa pela infraestrutura rodoviária. Considerando-se apenas os leilões de rodovias, o volume de investimentos em rodoviárias atinge um novo patamar, com mais de R$ 60 bilhões em obras de manutenção, serviços e infraestrutura para os próximos 20 anos.
Até o momento, o volume de investimentos em rodoviárias ultrapassa R$ 100 bilhões. O que se destaca, é que a disputa por rodoviárias não se resume a apenas o lote 6. São mais de 20 rodoviárias no leilão, distribuídas por vários estados, em que rodoviárias já concorreram por mais de 10 anos, consolidando-se como um dos ativos mais disputados na área de infraestrutura. E isso reflete na rodoviária como um todo, que vem crescendo ano após ano, com números que o Martelo de quinta-feira, 19 de dezembro, só reforçará.
Rodoviárias: O grande desafio de investimentos para 2025
Ainda que com um tom mais calmo, os leilões de rodovias federais e estaduais ainda devem arrecadar R$ 62,5 bilhões em investimentos, com o maior volume previsto para o Paraná, que pode alcançar R$ 12,6 bilhões. Além disso, a boa notícia é que os leilões de concessões devem seguir ainda mais disputados em 2025, com ampliação de oferta superior a 50% de rodovias, a maioria federais. Isso deve atrair uma nova leva de investidores, com apetite de aportar recursos de diferentes perfis para o setor, o que deverá ultrapassar os R$ 100 bilhões em investimentos.
O país se prepara para um grande desafio, com o maior pipeline de investimentos privados norte-americanos, que dizem respeito às rodovias federais e estaduais, o que deve aumentar a competitividade. Além disso, em 2025, o governo federal pretende realizar 15 leilões de concessão de rodovias federais, com seis apenas no primeiro semestre, somando R$ 32,5 bilhões em investimentos, o que é um grande desafio para os investidores, mas também uma grande oportunidade para aqueles que estão dispostos a correr riscos.
A Secretaria de Infraestrutura do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT, por sua sigla em português) prevê que o setor de rodovias deve crescer significativamente em 2025, com a construção de novas rodovias, a manutenção das existentes e a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários.
A expectativa é que o setor de rodovias federal seja o mais atraente em 2025, com a maior oferta de investimentos, o que deve atrair novos investidores, como os norte-americanos, que estão cada vez mais interessados em investir no país. Além disso, o governo federal também pretende realizar leilões de concessão de rodovias estaduais, que devem arrecadar R$ 10 bilhões em investimentos.
O grande desafio para o setor de rodovias é a manutenção das estradas, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários é fundamental para aumentar a competitividade do setor em relação aos países europeus e norte-americanos.
O governo federal também pretende realizar leilões de concessão de rodovias federais, com contratos mais curtos, de 10 anos, e foco na manutenção das estradas, que deve atrair uma nova camada de investidores, diferente dos que costumam participar de licitações de longo prazo, que exigem aportes mais parrudos. Além disso, o modelo de concessão prevê tarifa de pedágio menor, sem a obrigação de o concessionário oferecer serviços como guincho ou ambulância.
O setor de rodovias é fundamental para o desenvolvimento econômico do país, e a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários é fundamental para aumentar a competitividade do setor em relação aos países europeus e norte-americanos. Além disso, a manutenção das estradas é fundamental para garantir a segurança dos usuários e evitar acidentes.
A expectativa é que o setor de rodovias seja um dos mais atraentes em 2025, com a maior oferta de investimentos, o que deve atrair novos investidores, como os norte-americanos, que estão cada vez mais interessados em investir no país. Além disso, o governo federal também pretende realizar leilões de concessão de rodovias estaduais, que devem arrecadar R$ 10 bilhões em investimentos.
O grande desafio para o setor de rodovias é a manutenção das estradas, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários é fundamental para aumentar a competitividade do setor em relação aos países europeus e norte-americanos.
Fonte: @ NEO FEED
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