ouça este conteúdo
O PEC oferece 8,5 mil vagas em Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Apresentadas características do edital e termos: Programa, Convenção, Estudantes, Secretaria, Educação, Superior, Ministério, Relações Exteriores, Edital, nº 03/2024, Assuntos Internacionais.
Com o intuito de fornecer informações essenciais aos interessados em ingressar no Programa de Estudantes-Convênio (PEC), tanto na Graduação (PEC-G) quanto no curso de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), o Ministério da Educação (MEC) realizou um webinário na última sexta-feira, 9 de agosto. Durante o evento online, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) compartilharam detalhes fundamentais sobre as inscrições e requisitos necessários para participar do programa.
O webinário foi uma oportunidade única para os interessados em obter informações valiosas sobre o PEC, seja na modalidade de Graduação (PEC-G) ou no curso de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). A conferência virtual abordou de forma clara e objetiva os procedimentos de inscrição, os prazos a serem seguidos e os benefícios oferecidos aos participantes. Foi uma palestra digital enriquecedora, que certamente contribuiu para esclarecer dúvidas e orientar os futuros candidatos.
Webinário sobre o Programa de Estudantes-Convênio
Além de esclarecer possíveis dúvidas sobre os procedimentos de inscrição, as Pastas detalharam as principais características do Edital nº 03/2024, que versa sobre a seleção para o programa. O seminário virtual foi elaborado visando os candidatos às mais de 8 mil oportunidades de graduação e 580 vagas de cursos de português disponibilizadas para o próximo ano. A conferência online foi transmitida ao vivo e está acessível no canal do MEC no YouTube. No descritivo do vídeo, é possível encontrar os links para as apresentações em espanhol, inglês e francês.
Participou do evento o assessor para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Souza, que ressaltou a relevância do programa para os estudantes e para o ensino superior. ‘Esse programa é de extrema importância, pois ele promove maior diversidade nas salas de aula e nos laboratórios, criando um ambiente acadêmico propício para debates e trocas de experiências que contribuem para o avanço da educação superior.’
Inscrições e Vagas Disponíveis
As oportunidades entre as modalidades estão distribuídas da seguinte maneira: Vagas PEC-G: mais de 8 mil vagas, em mais de 400 cursos de graduação ofertados por 109 instituições de ensino superior, abrangendo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. A relação de vagas já está disponível. Vagas PEC-PLE: 583 vagas, distribuídas em 30 instituições de ensino superior, em todas as regiões do Brasil.
As inscrições devem ser realizadas até 23 de agosto nos postos diplomáticos brasileiros em um dos 74 países participantes, seguindo as orientações presentes nos editais em português, inglês e espanhol.
Participantes e Histórico do Programa
Estiveram presentes na abertura do evento o assessor para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Souza; a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Sesu, Jaqueline Schultz; o chefe da Divisão de Cooperação Educacional do MRE, Jonas Paloschi; a representante da coordenação do PEC-G do MRE, Elisa Mendes; e um estudante participante do PEC-G, Paul Egyir.
O PEC, criado em 1965, completará 60 anos em 2025. Ele é um dos mais antigos e relevantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras. Sem buscar exclusividade, a iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao disponibilizar a rede de postos do MRE no exterior como meio de divulgação, contato e recebimento da documentação dos interessados.
A Portaria Interministerial nº 7/2024, divulgada recentemente, modernizou o Programa visando atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, que conta com a adesão de mais de 100 instituições de ensino superior do país. Dentre os ex-alunos mais renomados,
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo