Taça do Campeonato Argentino decidida na última rodada. Vitória por 2 a 0 define classificação para a Conmebol Libertadores e Sul-Americana.
Com o time em alta, o Vélez Sarsfield enfrentou o Huracán e conquistou a 11ª taça do Campeonato Argentino, em mais uma vitória inédita na sua carreira. A equipe de Gustavo Quinteros enfrentou muitos obstáculos, mas a determinação e a liderança do treinador deram o resultado esperado.
Com o título na mão, o time se prepara para disputar a Conmebol Libertadores, competição de grande prestígio no continente sul-americano, onde o Vélez Sarsfield tem se destacado. O time, vencedor do Campeonato Argentino, não perdeu a oportunidade de se tornar vice-campeão da Sul-Americana, competição que reúne os melhores times da América Latina.
O Campeonato Argentino 2023: Vélez Sarsfield torna-se campeão e classifica para a Conmebol Libertadores 2025
O triunfo do Vélez Sarsfield na final do Campeonato Argentino 2023 não apenas colocou o clube na Conmebol Libertadores 2025, mas também definiu as vagas para a competição continental dos outros três principais times do país: River Plate, Boca Juniors e Talleres. Com o título, o Vélez conquistou o prêmio de 500 mil dólares, cerca de R$ 3 milhões, e se manteve em sexto lugar no ranking de maiores ganhadores do Campeonato Argentino.
O Campeão: Vélez Sarsfield
O Vélez Sarsfield, que terminou em primeiro lugar na tabela do Campeonato Argentino com 48 pontos, enfrentou o Huracán em casa e venceu por 3 a 0, garantindo o título. O time, liderado pelo técnico, precisava apenas vencer para levantar o troféu, e assim fizeram logo no primeiro tempo com dois gols de Aquino e um de Gómez. O goleiro do Huracán fez várias defesas, mas o Vélez aproveitou os rebotes para marcar os gols. O terceiro gol foi marcado por Damián Fernández, que aproveitou outro rebote para ampliar a vantagem.
Talleres e a luta pela vaga na Conmebol Libertadores
Com o título do Vélez, o Talleres, que estava em segundo lugar na tabela com 46 pontos, precisava derrotar o Newell’s Old Boys para manter a vaga na Conmebol Libertadores. No entanto, o Talleres foi derrotado por 3 a 1, o que fez com que o River Plate e o Boca Juniors fossem classificados para a competição continental. O River Plate e o Boca Juniors garantiram as vagas com seus troféus da Copa da Liga e da Sul-Americana, respectivamente.
Conmebol Libertadores 2025: Quem vai para a fase de grupos e quais times disputarão as prévias
O papel decisivo da última rodada na Taça Conmebol Libertadores se dava pela posição na tabela anual, que soma os desempenhos do Argentino com o da Copa da Liga. Vélez Sarsfield e Racing conquistaram suas vagas com os troféus deste domingo e da Sul-Americana, respectivamente. Assim, os outros três melhores desempenhos nessa tabela geral se classificariam para a Libertadores, ou seja, Talleres, River Plate e Boca Juniors (os dois primeiros vão para a fase de grupos e o último vai para as disputas prévias). Estudiantes, campeão da Copa da Liga, e Central Córdoba, campeão da Copa Argentina, já tinham vagas garantidas.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo