Instituições abrem inscrições para 250 mil vagas em curso de Educação Especial Inclusiva, com enfoque em materiais pedagógicos, políticas de educação e práticas pedagógicas nacionais.
Em um cenário em que a educação inclusiva é cada vez mais requisito para a formação de professores, diversas instituições de ensino superior estão com matrículas abertas para o Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Até o momento, 22 das 50 instituições participantes já abriram chamadas para o curso — que, inicialmente, vai oferecer 250 mil vagas. Podem participar todos os professores que atuam em sala de aula da educação básica.
A educação inclusiva visa garantir igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades ou habilidades. Esse contexto é essencial para a formação de professores que possam oferecer uma educação diversificada e inclusiva, promovendo a inclusão social e a inclusão educacional. O curso visa atender às necessidades desses futuros profissionais, capacitando-os para implementar práticas inovadoras e eficazes na sala de aula, tornando a aprendizagem mais acessível e significativa para todos.
Formação de Educadores para a Educação Inclusiva
Os prazos de término das inscrições variam, pois as instituições possuem processos seletivos próprios. A relação das participantes está disponível na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é formar educadores para desenvolver concepções e trabalhos pedagógicos alinhados com os princípios da educação inclusiva, trazendo benefícios para a inclusão social e a educação diversificada.
O curso também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade, enfatizando a importância da educação inclusiva. A formação ocorrerá por meio da UAB e terá carga horária de 120 horas, contribuindo para a igualdade de oportunidades e práticas inclusivas na educação.
A realização do curso é uma iniciativa da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Inscrições já estão abertas nas seguintes instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidades Estadual e Federal do Maranhão (UEMA e UFMA); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidades Estadual e Federal de Pernambuco (UPE e UFPE); Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp); Universidades Estaduais de Ponta Grossa e Maringá (UEPG e UEM); Universidade Estadual e Federal da Paraíba (UEPB e UFPB); Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte (UERN e UFRN); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Todas as informações sobre prazos e documentos necessários para inscrição podem ser acessadas nos links acima.
O conteúdo do curso será composto por quatro módulos: Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva; Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola. Cada módulo terá leituras de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos. A formação pretende promover a reflexão sobre as pluralidades e singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum. Além disso, vai contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.
Fonte: © MEC GOV.br
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