Tremores atingiram país asiático, 3,4 mil feridos, esforços de resgate enfrentam recursos limitados
O terremoto que atingiu Mianmar trouxe consigo uma série de desafios, com o número de mortos aumentando a cada hora. Enquanto as equipes de resgate estrangeiras e a ajuda humanitária começam a chegar ao país, os hospitais estão sobrecarregados e enfrentam dificuldades para atender a todos os afetados pelo terremoto. A situação é crítica, com muitas comunidades lutando para sobreviver após o desastre.
A catástrofe causada pelo terremoto em Mianmar é uma tragédia sem precedentes, com a devastação sendo vista em todas as partes do país. A desgraça que se abateu sobre a população é inimaginável, com muitas pessoas perdendo suas casas e seus entes queridos. O terremoto trouxe consigo uma onda de destruição, deixando um rastro de desolação em seu caminho. Enquanto as equipes de resgate trabalham para salvar vidas, a comunidade internacional deve se unir para ajudar a aliviar a dor e o sofrimento causados pelo terremoto em Mianmar, um desastre que nunca será esquecido.
Terremoto Devastador
O terremoto de magnitude 7,7, um dos mais fortes do século, atingiu a nação devastada pela guerra na última sexta-feira (28), deixando cerca de 1,7 mil mortos, 3,4 mil feridos e mais de 300 desaparecidos segundo informações divulgadas neste domingo (30) pelo governo militar do país. Esse terremoto trouxe uma grande desastre e catástrofe para a região, aumentando a devastação e a tragédia que já estava presente devido à guerra civil. A situação é considerada uma grande desgraça para o país.
O chefe da junta militar, general sênior Min Aung Hlaing, alertou que o número de vítimas pode aumentar e que sua administração enfrenta uma situação desafiadora, informou a mídia estatal. O anúncio veio três dias depois de ele ter feito um raro pedido de ajuda humanitária internacional. Índia, China e Tailândia estão entre os vizinhos de Mianmar que enviaram suprimentos e equipes de resgate estrangeiras. A devastação causada pelo terremoto é extensa e as necessidades humanitárias estão crescendo a cada hora, disse a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em um comunicado.
Consequências do Terremoto
A desastre aumentou ainda mais o sofrimento de Mianmar, país mergulhado no caos devido a uma guerra civil que surgiu após um levante nacional contra o golpe militar de 2021. Infraestruturas críticas — incluindo pontes, rodovias, aeroportos e ferrovias — em todo o país foram danificadas, dificultando os esforços de resgate e a ajuda humanitária, enquanto o conflito, que já devastou a economia, deslocou mais de 3,5 milhões de pessoas e debilitou o sistema de saúde. Em algumas áreas próximas ao epicentro, moradores disseram a agência Reuters que a assistência do governo era escassa, deixando as pessoas por conta própria. A catástrofe causada pelo terremoto é uma grande tragédia para o país.
O modelo preditivo do Serviço Geológico dos EUA estimou que o número de mortos em Mianmar pode ultrapassar 10 mil e que as perdas podem exceder o produto econômico anual do país. A situação é considerada uma grande desgraça para o país, com recursos limitados para lidar com a devastação causada pelo terremoto. Hospitais em partes do centro e noroeste de Mianmar, incluindo a segunda maior cidade, Mandalay, e a capital Naypyitaw, estavam lutando para lidar com o grande número de feridos, disse o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários no sábado à noite. O terremoto também sacudiu partes da vizinha Tailândia, derrubando um arranha-céu em construção e matando 18 pessoas na capital, segundo autoridades tailandesas. Pelo menos 76 pessoas ainda estavam presas sob os escombros do edifício desabado, onde as operações de resgate continuavam pelo terceiro dia, usando drones e cães farejadores para procurar sobreviventes. A desastre e a catástrofe causadas pelo terremoto são uma grande tragédia para a região.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo