Empresas alimentícias fazem pesquisas de tendências, reuniões de qualidade e lançamentos para desenvolver novos produtos, considerando fontes para marcas e comunidades de geração.
No Brasil, as tendências culinárias são uma constante, e o pistache é o sabor do momento. Com a facilidade de encontrar produtos como bolos, sorvetes, bombons e biscoitos com o gosto do fruto, é claro que o consumidor brasileiro está seguindo a tendência. Isso não é novo, pois outros sabores, como churros e banoffee, foram os favoritos das marcas de produtos alimentícios nos últimos anos.
As modas culinárias são passageiras, mas é interessante notar como as preferências dos consumidores mudam ao longo do tempo. Os gostos pessoais também desempenham um papel importante na escolha dos produtos alimentícios. No entanto, é claro que as tendências atuais estão influenciando as escolhas dos consumidores, e o pistache é o sabor que está em alta. A criatividade dos chefs e produtores de alimentos também é um fator importante na criação de novas tendências.
Entendendo as Tendências no Varejo de Alimentação
As tendências são fundamentais para o sucesso no varejo de alimentação, segundo o professor de MBAs da FGV Roberto Kanter. Estudos de tendências são uma parte essencial da rotina das empresas do setor. Na Bauducco, por exemplo, discussões semanais são realizadas sobre novos produtos, que podem ter sido adquiridos em feiras internacionais, lançamentos de concorrentes ou protótipos desenvolvidos internamente.
A reunião de qualidade e inovação é um momento importante para discutir as preferências e gostos dos consumidores. O diretor de Marketing da Bauducco, Luís Fernando Ianinni, explica que ‘toda terça-feira, temos uma reunião de qualidade e inovação, com um produto, literalmente, na mesa. A gente divide de forma aberta o gosto de cada um, se pergunta se faz sentido para a Bauducco’. Essa abordagem permitiu que a empresa identificasse uma tendência no exterior, que é de um biscoito caramelizado com especiarias, e desenvolvesse o Bauducco Speculoos.
A Escuta dos Consumidores como Fonte de Inspiração
A escuta dos consumidores é outra fonte importante para as marcas. A Cacau Show, por exemplo, transformou um presente personalizado em um dos seus maiores sucessos. Em 2022, o dono da Cacau Show, Alê Costa, presenteou a apresentadora Ticiane Pinheiro com um ovo de Páscoa de pistache exclusivo, pois sabia que ela gostava do sabor. Isso repercutiu nas redes sociais e a empresa fez uma pesquisa com franqueados e clientes, que reforçaram a ideia de vender o produto.
Lançamentos Inovadores e Colaborações
As estratégias de lançamentos das empresas também devem ser ousadas e inovadoras. Existem três tipos de categorias de produtos: destino, generalista e atração. O Kitkat é um exemplo de produto que segue essa tendência, com lojas e quiosques que vendem sabores exclusivos e disruptivos. A equipe da marca faz reuniões de criação e ouve comunidades de geração Z para criar novidades.
Além disso, as colaborações entre marcas, conhecidas como ‘colabs’, estão se tornando cada vez mais comuns no varejo de alimentação. Essas parcerias permitem inovação rápida, ocupação de novos espaços de mercado, fortalecimento da marca e obtenção de dados sobre o comportamento dos consumidores.
Fonte: @ PEGN
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