Paciente, 66 anos, viajou pela África, Ministério da Saúde Pública, epidemia, variante, vigilância sanitária, sintomas como febre.
O Ministério da Saúde Pública do Brasil confirmou o primeiro caso da nova variante 1b da mpox no país. Em comunicado, a entidade informou que o paciente, um homem de 66 anos, esteve recentemente na África, que enfrenta uma epidemia dessa variante.
A propagação de doenças contagiosas como a mpox é um desafio global que requer cooperação internacional e medidas preventivas eficazes. A identificação precoce de casos e o isolamento adequado são essenciais para conter a disseminação da doença e proteger a saúde pública.
Ministério da Saúde Pública alerta para surto de mpox no continente Africano
Ele regressou à Tailândia em 14 de agosto e, no dia seguinte, manifestou febre e outros sinais compatíveis com a mpox, sendo hospitalizado para tratamento. Uma equipe de vigilância sanitária identificou 43 indivíduos que entraram em contato próximo com o paciente, incluindo pessoas que também estiveram no continente africano, e foram instruídas a monitorar, ao longo das próximas 21 dias, o surgimento de sintomas como febre, erupção cutânea e aumento dos gânglios linfáticos. Caso algum sinal da doença se manifeste, a orientação do ministério tailandês é buscar assistência médica. No comunicado, o órgão destaca que pelo menos seis países africanos enfrentam surto de mpox, incluindo a República Democrática do Congo, Uganda, Ruanda, Burundi, Quênia e Costa do Marfim.
Viajantes são monitorados para prevenir propagação da mpox
Passageiros que estiveram nesses países terão a temperatura corporal medida e serão questionados sobre sintomas observados, especialmente erupções cutâneas, conforme ressaltou o governo tailandês. Viajantes com sintomas consistentes com mpox, de acordo com a nota, serão isolados e colocados em quarentena. Posteriormente, autoridades sanitárias realizarão a coleta de amostras para confirmação ou descarte de casos, além de exames físicos adicionais. Desde 2022, a Tailândia registrou 827 casos de mpox, sendo 140 em 2024 – todos, até então, da variante antiga.
Suécia confirma primeiro caso da nova variante da mpox
Antes da Tailândia, um caso da nova variante 1b já havia sido confirmado em 15 de agosto, um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o surto de mpox na África como emergência em saúde pública de interesse internacional – o mais alto nível de alerta da entidade. A detecção da variante na Suécia foi a primeira fora do continente africano. Autoridades sanitárias suecas informaram, na ocasião, que o paciente também contraiu a doença durante sua passagem pela África e estava em tratamento. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou que a confirmação do caso da nova variante na Suécia reforçava a necessidade de todos os países afetados pela doença unirem esforços para combater o vírus de forma conjunta. ‘Encorajamos todos os países a intensificar a vigilância, compartilhar dados e a colaborar para aprofundar a compreensão da transmissão, compartilhar recursos como vacinas e aplicar as lições aprendidas em emergências de saúde pública de interesse internacional anteriores’, escreveu em sua conta na rede social X.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo