Priscila Bueno criou a Veste Vegana após curso de moda em Milão, focando em reuso de tecidos, moda sustentável e conscientização, com treinamento de funcionários e escolha cuidadosa da matéria-prima.
Priscila Bueno, de 33 anos, é a criadora da Veste Vegana Foto: Divulgação/Veste Vegana A sustentabilidade é um conceito que está cada vez mais presente no mercado de moda brasileiro, mas ainda enfrenta obstáculos significativos. Priscila Bueno, de 33 anos, é uma das empreendedoras que está trabalhando para mudar essa realidade, investindo em uma moda que prioriza a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
No entanto, a falta de conscientização e os custos elevados de produção são alguns dos desafios que Priscila e outros empreendedores enfrentam ao tentar estabelecer uma marca de moda sustentável no Brasil. A ecologia e o meio ambiente são fundamentais para o sucesso desse tipo de negócio, e é preciso que os consumidores também sejam conscientes da importância de escolher produtos que respeitem o ambiente. A responsabilidade ambiental é um compromisso que todos devemos assumir. Com a Veste Vegana, Priscila busca inspirar uma mudança de comportamento e promover uma moda mais sustentável e consciente.
Uma Jornada em Direção à Sustentabilidade
A empresária Priscila sempre esteve cercada pelo mundo da moda, tendo crescido em uma família que possuía uma pequena fábrica no ramo. No entanto, foi apenas após um curso de moda focado em sustentabilidade, realizado em Milão, na Itália, que ela decidiu iniciar seu próprio negócio. Três anos depois, a Veste Vegana é um exemplo de sucesso, com um aumento de 400% no faturamento no último ano.
A decisão de Priscila de criar uma marca sustentável não foi apenas motivada pela preocupação com o meio ambiente, mas também pelo desejo de abordar a responsabilidade social e econômica da indústria da moda. ‘A minha proposta era criar uma marca que conseguisse ter o máximo possível de sustentabilidade dentro de um ciclo’, explica ela. ‘Quando eu comecei a estudar sustentabilidade, entendi que ela tinha mais de uma vertente. Então, o desafio era criar uma marca que pegasse todas essas vertentes da sustentabilidade’.
A Sustentabilidade na Moda: Um Ciclo Completo
A Veste Vegana conta com uma série de medidas para minimizar seu impacto ambiental. Os resíduos que sobram dos cortes são reutilizados, e as etiquetas são feitas de um material termocolante, em vez de papel. Além disso, os saquinhos de entrega são fabricados em TNT, um material com decomposição 300% mais rápida que embalagens tradicionais.
A escolha do material das peças também é cuidadosamente considerada. A viscolycra, um fio extraído da fibra, é a principal matéria-prima utilizada pela marca. Além disso, a Veste Vegana tem uma parceria com um fornecedor que se compromete a replantar as árvores que são extraídas. ‘Para cada árvore que é derrubada, eles plantam duas’, detalha Priscila.
Todas essas medidas, no entanto, geram um custo maior para a produção. De acordo com Priscila, peças incluídas neste ciclo têm custo 30% maior do que as de produção tradicional. No entanto, a marca acredita que a sustentabilidade é um investimento a longo prazo.
Um Novo Caminho para a Sustentabilidade
A Veste Vegana ainda enfrentou um desafio importante: a falta de conscientização sobre a importância da sustentabilidade na moda. No entanto, a marca encontrou uma solução ao mudar a maneira em que era divulgada. ‘Quando a gente começou a fazer uma comunicação mais voltada para esses produtos, eles começaram a levar ali o selinho de sustentabilidade, isso trouxe um impacto’, explica Priscila.
A Veste Vegana é um exemplo de que a sustentabilidade pode ser um caminho lucrativo para as empresas. Com um aumento de 400% no faturamento no último ano, a marca prova que a responsabilidade ambiental e social pode ser um diferencial competitivo. Além disso, a Veste Vegana mostra que a sustentabilidade não é apenas uma questão de meio ambiente, mas também de responsabilidade social e econômica.
Fonte: @ Terra
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