Empresas registraram receita de R$ 849 milhões no terceiro trimestre, 7% acima do mesmo período do ano passado, desempenho por canal e segmento foi positivo, dívida líquida caiu para R$ 1,4 bilhão, resultados financeiros são promissores, marcas próprias são uma grande estratégia, abertura de novas lojas é um movimento certo.
O Grupo Petz apresentou um resultado expressivo no terceiro trimestre, com um lucro líquido de R$ 11,8 milhões, o que representou um aumento significativo de quase oito vezes em relação ao período anterior. Isso demonstra que a empresa está alcançando seus objetivos financeiros e está em um caminho de crescimento sustentável.
Além disso, a empresa anunciou a distribuição de R$ 130 milhões em dividendos, que serão pagos em 29 de novembro. Este movimento tem o intuito de recompensar os acionistas e manter a confiança no mercado. Ainda assim, é importante notar que a empresa também está trabalhando em reduzir suas despesas operacionais, visando aumentar ainda mais o lucro em suas operações. Alguns indicadores importantes, como o Ebitda, estão sendo monitorados com atenção, demonstrando uma melhoria nos resultados financeiros.
Lucro em alta de 6,9% em três meses
A receita líquida da Petz foi de R$ 848,8 milhões entre julho e setembro, com um crescimento anual de 6,9%. Este aumento reflete a eficácia das estratégias implementadas pela empresa, destacando a importância do foco no lucro. A companhia atribui o aumento ao lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), que somou R$ 74,57 milhões no trimestre, um avanço de 14% em relação ao ano anterior.
O resultado financeiro também ficou positivo, com R$ 530 mil, em comparação com o resultado negativo de R$ 8,8 milhões do ano anterior. Isso é resultado da marcação a mercado do derivativo (swap) atrelado a um empréstimo em dólar captado em março de 2023, que teve um impacto positivo de aproximadamente R$ 8 milhões.
As despesas operacionais totalizaram R$ 320,5 milhões no trimestre, alta de 8,4% na comparação anual. Isso é explicado principalmente pela abertura de novas lojas, o que demonstra o compromisso da Petz em expandir sua presença no mercado.
A dívida bruta da companhia teve redução de 9%, passando de R$ 468,7 milhões para R$ 426,6 milhões. Com isso, a companhia encerrou setembro com um caixa líquido de R$ 48,9 milhões, ante R$ 3 milhões no mesmo período do ano anterior.
Abertura de novas lojas
Entre julho e setembro a Petz completou a abertura de cinco novas lojas, localizadas em Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO). Assim, encerrou setembro com 257 lojas em operação, 21 a mais que o mesmo período de 2023. Dessas, 54% não atingiram a maturidade e 8% estão em seu primeiro ano.
Desempenho por canal e segmento
As vendas brutas no canal físico se mantiveram estáveis em relação ao ano anterior, somando R$ 571,1 milhões. No digital, o indicador totalizou R$ 445,5 milhões de julho a setembro, um crescimento de 19,7% versus o ano passado. A penetração do digital na receita total atingiu 43,8%, ante 39,8% um ano antes. No trimestre, 94% das vendas digitais foram realizadas de forma ‘omnichannel’, ou seja, os produtos foram enviados das lojas físicas ao cliente final (‘ship from store’) ou retirados diretamente pelos clientes nas lojas (‘pick-up’).
Por segmento, as vendas brutas de produtos avançaram 8%, para R$ 985,9 milhões, enquanto a receita de serviços teve redução de 3,3%, totalizando R$ 30,7 milhões.
Destaque para a expansão da base de clientes e o crescimento real de 8%
A administração da Petz destacou o avanço da base de clientes, que atingiu patamar recorde de 524 mil consumidores, alta de 20% frente o terceiro trimestre de 2023. Além disso, a companhia também destacou a retomada do crescimento real de 8% com a venda de produtos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
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