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Reunião com secretários estaduais para discutir implementação de novas diretrizes de ensino a curto prazo e regulamentação de itinerários futuros.
O Ministério da Educação (MEC) realizou uma reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na última quinta-feira, 18 de julho, para discutir o panorama do ensino médio no Brasil após a aprovação do Projeto de Lei nº 5.230/2023, que trará mudanças significativas para a Política Nacional do Ensino Médio.
Nesse encontro, foram abordadas questões essenciais para aprimorar a educação no país, visando melhorias no ensino secundário e buscando garantir um futuro promissor para os estudantes brasileiros. A implementação das novas diretrizes para o ensino médio será fundamental para a construção de uma base sólida de conhecimento e habilidades, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho atual e futuro.
Reunião do MEC para Discutir o Futuro do Ensino Médio
Representando o Ministério da Educação (MEC), participaram do encontro o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt. A reunião, realizada de forma virtual, teve como objetivo principal ouvir o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) sobre os aspectos críticos no processo de regulamentação e implementação da nova lei do ensino médio.
Durante o encontro, foi apresentado um planejamento que abrange ações de curto, médio e longo prazo que o MEC pretende realizar para apoiar a reestruturação do ensino médio. Santana enfatizou a importância da colaboração entre a União, os estados e os municípios nesse processo. Ele destacou a escuta realizada para construir um novo rumo, com mudanças necessárias no ensino médio, incluindo um maior enfoque no ensino profissionalizante e integral.
Schweickardt ressaltou a necessidade de trabalhar nos processos de implementação da política educacional para que ela funcione de maneira eficaz. Os próximos passos incluem a revisão das diretrizes curriculares nacionais, a elaboração das diretrizes operacionais para a implementação de itinerários formativos e a criação de planos de ação para a reestruturação do ensino médio em cada estado.
Para atingir esses objetivos, serão formados dois grupos técnicos de trabalho. O primeiro grupo se dedicará à revisão das diretrizes curriculares nacionais, enquanto o segundo focará na elaboração das diretrizes operacionais para a implementação de itinerários formativos. Quanto aos planos de ação, o MEC planeja oferecer suporte técnico por meio de programas de aperfeiçoamento profissional e tutorias para as equipes escolares.
Fonte: © MEC GOV.br
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