Candidatos prejudicados por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas no exame de saúde têm direito a segunda chamada. Inscrições de 11 a 15 de novembro.
Autoridades educacionais brasileiras divulgaram informações importantes para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os participantes que não compareceram à primeira jornada de provas, marcada para o primeiro domingo de novembro (03/11), terão a oportunidade de reaver o que está em jogo. Para isso, é fundamental a apresentação de justificativas, seja pelas razões de saúde ou por problemas logísticos que possam ter impedido a participação.
No caso de os candidatos não conseguirem se ausentar das provas em 03/11, as autoridades educacionais informaram que eles têm o direito de participar de uma reaplicação. Isso ocorrerá em 10 e 11 de dezembro. Para participar, os candidatos devem fazer suas inscrições dentro do prazo estabelecido de 11 a 15 de novembro.
Reaplicação do Enem: Quem pode e como solicitar
Os participantes afetados por problemas na aplicação do exame ou por falta de energia elétrica no local de prova, enchentes e outros desastres naturais na região têm o direito de solicitar reaplicação do Enem. Além disso, os candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas também podem requerer a reaplicação.
Entre essas doenças estão a tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
A reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio é uma oportunidade para os candidatos que tiveram suas vidas interrompidas por problemas de saúde ou desastres naturais voltarem a competir em igualdade de condições com os demais participantes.
Para solicitar a reaplicação, é necessário entrar na Página do Participante e inserir o login e senha. O período para abrir o pedido de reaplicação será entre 11 e 15 de novembro, e os candidatos poderão fazer o exame em dezembro.
Se a justificativa for relacionada a problemas de saúde, será preciso anexar documentos comprobatórios, como exames e atestados médicos. No caso de falhas logísticas, o próprio Inep irá analisar a situação do local de prova em que o participante estava inscrito.
Para os casos de falhas logísticas, o participante precisará comparecer ao 2º domingo do Enem, em 10 de novembro, e fazer a reaplicação somente da 1ª etapa (em 10 de dezembro). Em caso de problemas de saúde, o candidato pode se recuperar plenamente e fará os dois dias do exame em dezembro (10 e 11 de dezembro), desde que a sua solicitação seja aceita pelo Inep.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo