Pesquisa realizada por Méliuz e Promobit aponta que 38,5% de consumidores planejam gastar mais de R$ 1 mil, procurando itens mais caros, perfumes e cosméticos, e evitando golpes populares, preferindo cashback e facilidade de comparação de preços.
Com menos de um mês para o evento mais aguardado do ano, a Black Friday, os brasileiros estão revelando sua disposição de gastar mais do que o habitual. Uma pesquisa, conduzida por Méliuz e Promobit, traz resultados interessantes sobre o comportamento dos consumidores durante o Black Friday. Os brasileiros estão apontados como os principais compradores da América Latina durante esse período.
Segundo o levantamento, mais de 1,5 mil pessoas foram ouvidas, revelando que os consumidores estão se planejando cada vez mais cedo para aproveitar as promoções durante o Black Friday. E é justamente essa expectativa que motiva os varejistas a antecipar as promoções, como ocorre com a Friday Negra, que se aproxima rapidamente. É importante lembrar que a data não é apenas para os consumidores, mas também para a economia como um todo.
Black Friday: 93,7% dos consumidores pretendem aproveitar os descontos
O estudo revela que 93,7% dos entrevistados estão ansiosos para aproveitar os preços mais baixos da Black Friday, e 38,5% deles pretendem gastar mais de R$ 1 mil, o que representa um aumento de 20% em relação ao gasto médio do ano passado. É evidente que a Friday Negra está se tornando uma data cada vez mais esperada pelos consumidores, que buscam produtos com preço médio mais alto.
Produtos mais procurados na Black Friday
De acordo com a pesquisa, 67,8% dos entrevistados planejam adquirir bens duráveis na Black Friday, como eletrodomésticos (17,8%), eletroportáteis (10,6%), eletrônicos (10,4%) e roupas (10,1%). Outras motivações para as compras incluem a antecipação de presentes de Natal (10,1%) e a reposição de bens não duráveis (6,1%). Nesta categoria, os itens mais procurados são perfumes e cosméticos (52,8%), alimentos (43,9%), produtos de limpeza (16,1%) e produtos para animais de estimação (15,7%).
Preparação para a Black Friday
Os consumidores estão se preparando cada vez mais cedo para a Black Friday. Muitos vêm acompanhando os preços dos produtos que têm interesse desde o início do ano, evitando assim cair em golpes popularmente apelidados de ‘Black Fraude’ e ‘metade do dobro’. Além disso, os comerciantes aumentam os preços para reduzi-los às vésperas da data de promoções, dando a impressão de que há uma verdadeira oportunidade, o que é considerado um truque.
A expectativa da Black Week
A expectativa é de que a Black Week, que começa cerca de dez dias antes da sexta-feira da Black Friday, 29 de novembro, seja uma oportunidade para os consumidores aproveitarem as promoções ao máximo. A amostra sugere que as compras on-line são preferidas pelos consumidores, com 95% dos entrevistados escolhendo este canal. Além disso, os principais motivos para essa escolha seriam a facilidade de comparar preços, as promoções atrativas e a possibilidade de receber cashback (dinheiro devolvido, uma espécie de troco recebido um tempo após a compra).
Dicas para aproveitar a Black Friday
Para quem está planejando ir às compras na Black Friday, é importante sempre: comparar preços, por meio de ferramentas de comparação de preços e acompanhar as ofertas ao longo do mês; fazer uma lista do que realmente precisa para evitar compras por impulso; quando for vantajoso, utilizar o cashback; e ficar atento às condições das promoções, como prazos de entrega e políticas de troca.
Fonte: @ Valor Invest Globo
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