Encontro de coordenações de aperfeiçoamento em língua estrangeira em Brasília, 26 a 28/11.
Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, será realizado o 1º Encontro de Coordenações do Programa de Estudantes-Convênio na modalidade Português como Língua Estrangeira (PLE-PLE) em Brasília (DF). Este evento foi organizado pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Esta iniciativa visa reunir representantes das instituições de educação superior que receberão estudantes em 2025, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências sobre o Programa. Além disso, o evento proporcionará a oportunidade de fortalecer o diálogo entre as instituições e o MEC em relação à implementação do Programa de Estudantes-Convênio. Este encontro é uma oportunidade única para que as instituições sejam informadas sobre o Programa, de Estudantes-Convênio, e avaliem suas necessidades, além de elaborar um plano de ação comum para o futuro.
Reunião de Atores do Programa de Educação e Cooperação entre Brasil e Portugal
O objetivo dessa reunião é trazer os principais atores envolvidos no processo de internacionalização da educação brasileira ao Programa de Estudantes-Convênio (PEC-PLE) para troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e discussões de desafios e inovações nos diversos encontros de coordenações. Dentre os participantes, encontra-se professores de cursos de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira (PLE-PLE), pesquisadores, representantes de órgãos governamentais e gestores de relações internacionais de instituições de ensino, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que promoverão maior alinhamento e sinergia entre os atores envolvidos no Programa.
Programa de Estudantes-Convênio: Um Instrumento de Política Externa
Completando 60 anos em 2025, o Programa de Estudantes-Convênio é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa que objetiva a internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Ele visa facilitar o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada em julho deste ano, modernizou o programa a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil, o que demonstra a importância do Programa para a política externa e a internacionalização da educação brasileira.
O PEC-PLE, uma modalidade do Programa, se destina à formação e à qualificação de estudantes estrangeiros por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de português como língua estrangeira em instituições de ensino superior brasileiras. Na seleção deste ano, que recebeu mais de 1.700 candidaturas, 40% dos estudantes selecionados vão participar do PEC-PLE. Eles realizarão seus estudos em 39 instituições de ensino superior, até a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Concluída essa etapa, os participantes poderão iniciar a graduação no Brasil, tendo como resultado um público de pessoas qualificadas em língua portuguesa, para facilitar a integração com a sociedade brasileira.
O Programa de Estudantes-Convênio é um dos mais importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras, e sua criação em 1965 foi um marco importante para a política externa do Brasil. Desde sua criação, o Programa já contou com mais de 10 mil estudantes, e mais de 100 instituições de educação superior do país aderiram ao Programa.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo