Novo Nordisk em Montes Claros gera 600 empregos e expande produção de insulina e medicamentos para hemofilia com investimentos em fornecedora e Sistema Único de Saúde.
A Saúde é um tema de grande importância no Brasil, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado seu compromisso com a melhoria da Saúde pública. Nesta segunda-feira, 7 de abril, ele acompanhou o anúncio de R$ 6,4 bilhões em investimentos da Novo Nordisk em sua fábrica em Montes Claros (MG), o que representa um grande passo para a expansão da unidade fornecedora de insulina e medicamentos para tratamento de hemofilia no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é um exemplo de como a Saúde pode ser fortalecida com investimentos estratégicos.
A expansão da fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros (MG) é um exemplo de como a Saúde pode ser melhorada com a combinação de bem-estar, medicina e assistência médica de qualidade. Com o investimento de R$ 6,4 bilhões, a unidade poderá aumentar sua capacidade de produção de insulina e medicamentos para tratamento de hemofilia, o que beneficiará diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a medicina moderna está em constante evolução, e a assistência médica de qualidade é fundamental para garantir o bem-estar da população. A saúde é um direito e a prevenção é a melhor medicina. Com investimentos como esse, é possível melhorar a Saúde pública e garantir que a população tenha acesso a medicamentos e tratamentos de qualidade.
Investimentos em Saúde
A empresa Novo Nordisk anuncia um investimento histórico de grande porte, o maior já realizado por uma empresa privada farmacêutica nos 525 anos de história do Brasil, gerando mais 600 vagas de emprego. Atualmente, a empresa já é responsável por 2,65 mil empregos diretos e indiretos na cidade, contribuindo significativamente para o bem-estar da comunidade. A fábrica em Montes Claros é fundamental para a produção de insulina, respondendo por 25% da insulina produzida mundialmente pela Novo Nordisk, o que equivale a cerca de 12% da insulina consumida em todo o mundo. Com uma área de 74 mil metros quadrados, a expansão da unidade aumentará a capacidade global de produção, incluindo processos adicionais de produção asséptica, um armazém e um novo laboratório de controle de qualidade, melhorando a assistência médica e a Saúde em geral.
A empresa está alinhada com as políticas estratégicas incluídas no programa Nova Indústria Brasil (NIB), que visa impulsionar a reindustrialização do Brasil, com foco no Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O presidente Lula destacou a importância da parceria entre a empresa e o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a Saúde e o bem-estar da população. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a cada 10 insulinas usadas no SUS, 8 são fabricadas pela Novo Nordisk, empresa que gera emprego, sustentabilidade, tecnologia e segurança para os pacientes, melhorando a medicina e a assistência médica.
Expansão e Sustentabilidade
A expansão da fábrica em Montes Claros é um exemplo de investimentos em fornecedora de Saúde, com foco na sustentabilidade e na produção de tratamentos injetáveis para pessoas com obesidade e outras doenças crônicas graves. As novas instalações, com previsão de funcionamento a partir de 2028, contarão com tecnologia de ponta e materiais de construção de baixo carbono, energia gerada por painéis solares e reutilização da água da chuva na produção, contribuindo para a Saúde e o bem-estar da população. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, citou a missão 2 da NIB, que visa fortalecer o acesso à Saúde, e destacou o crescimento do faturamento da indústria do Complexo Industrial da Saúde, que cresceu 11% em 2024, melhorando a medicina e a assistência médica. O presidente Lula afirmou que o governo será sempre parceiro daqueles que trabalham para o desenvolvimento do Brasil, para a evolução da competitividade da economia e, principalmente, para fazer a vida do povo melhorar, garantindo a Saúde e o bem-estar da população.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo