Jerome Powell, presidente do Fed, ajustará a política conforme novos dados econômicos, mercado e pressões inflacionárias.
O mandatario do banco central americano (Federal Reserve, o Fed), Jerome Powell, afirmou que o momento de adaptar a política de juros nos Estados Unidos chegou. Entretanto, a intensidade e velocidade dos cortes dependerá de informações econômicas atualizadas.
Em sua declaração, o presidente do BC dos EUA, Jerome Powell, ressaltou que é crucial avaliar com cautela os próximos passos a serem tomados. O mandatario destacou a importância de manter a estabilidade financeira do país.
Jerome Powell: Perspectivas Econômicas e Mercado de Trabalho
Durante o Simpósio Jackson Hole, Jerome Powell, presidente do BC dos EUA, abordou questões cruciais em seu discurso transmitido pela CNBC. Powell destacou sua confiança crescente de que a inflação está se encaminhando para a meta de 2% ao ano. Paralelamente, ele observou uma desaceleração notável nas condições do mercado de trabalho, que passaram de um estado de superaquecimento para um ritmo mais moderado.
A desaceleração mencionada por Powell não foi resultado de demissões em massa, típicas de uma recessão, mas sim de uma diminuição no frenético ritmo de contratações. Essa mudança reflete uma desaceleração mais ampla da economia, sem indicativos iminentes de pressões inflacionárias provenientes do mercado de trabalho.
Powell ressaltou que, mesmo após quatro anos e meio desde o início da pandemia da covid-19, as distorções econômicas geradas estão gradualmente desaparecendo. Ele destacou as disrupções no abastecimento e demanda, que resultaram em um fenômeno de inflação global sem precedentes em décadas. Essa dinâmica ocorreu mesmo com a desaceleração do mercado de trabalho.
Diante desse cenário, Powell enfatizou que as condições atuais são menos restritivas do que aquelas observadas antes da pandemia. Ele reconheceu o progresso significativo alcançado, mas ressaltou que a missão do segundo mandato ainda está em curso. Powell reiterou a importância de manter um equilíbrio entre as políticas monetárias e a estabilidade econômica, em meio a um ambiente de ritmo frenético e pressões inflacionárias em constante evolução.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo