Funkeiro investigado, com carros de luxo avaliados em mais de R$ 1 milhão apreendidos, suspeito de participação em jogo de azar criminosa e lavagem de capitais.
A Operação Rifa Limpa, conduzida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, visa combater e desmantelar a rede de sorteios ilegais divulgados nas redes sociais, o que gerou uma investigação para apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização dos jogos e bens enviados aos supostos ganhadores.
A esposa do MC Poze do Rodo, Viviane Noronha, é alvo da operação, e a atuação da Força da Polícia visa coibir o envolvimento de policiais e outros indivíduos na realização desses sorteios. A ação busca identificar e prender os responsáveis por essa fraude, desmantelando a rede de ligações ilegais e recuperando os bens roubados.
Operação Rifa Limpa: Polícia na casa do MC Poze
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defraudações (DDEF), está investigando crimes de jogo de azar, associação criminosa e lavagem de capitais. Os suspeitos estariam usando perfis nas plataformas de redes sociais para divulgar e promover ações e rifas ilegais. Os perfis dessas plataformas acumulam milhões de seguidores.
O caso é investigado pela Polícia Civil, que realiza buscas na casa do MC Poze e em seus locais de trabalho. Conforme o jornal O Globo, são dez mandados de busca e apreensão a serem cumpridos em sua totalidade. A Polícia apontou que os suspeitos usam parâmetros do sorteio da Loteria Federal, mas não há processo de auditagem oficial para checar o real ganhador, uma vez que eles utilizam um aplicativo customizado com indícios de fraude e manipulação.
A Polícia Civil apontou ainda que os sorteios ilegais utilizam parâmetros do sorteio da Loteria Federal e assim garantiam uma impressão de credibilidade e legalidade. No entanto, não há processo de auditagem oficial para checar o real ganhador, uma vez que eles utilizam um aplicativo com indícios de fraude e manipulação.
A Polícia acredita que o esquema finge seguir a Loteria Federal. Conforme as autoridades, é preciso uma autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), vinculada ao Ministério da Fazenda para a realização de rifas. Os sorteios, porém, só podem ser realizados por instituições sem fins lucrativos.
Além da influenciadora e do cantor, também há buscas contra outros influencers, como o Roginho Dú Ouro, o Jon Jon, e o Lacraia. Apesar de não haver mandados de prisão contra eles, o empresário Jonathan Costa e um cirurgião plástico equatoriano também são alvos da Operação Rifa Limpa.
A Polícia apreendeu correntes de ouro e quatro carros do MC Poze, avaliados em mais de R$ 1 milhão. O casamento do MC Poze com a influenciadora Viviane Noronha foi luxuoso e rendeu postagens nas redes sociais do casal.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo