Plataformas de IA gratuitas geram músicas originais com ajustes personalizáveis, baseadas em comandos de texto e modelos de aprendizado de máquina.
🔎 ChatGPT x Spotify: qual deles cria as melhores listas de reprodução? Testamos🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: fique por dentro das principais notícias, tutoriais e análises Veja Mais Plataformas de Inteligência Artificial permitem a criação de músicas de maneira rápida e personalizada — Foto: Divulgação/Freepik 📝 É viável desenvolver uma Inteligência Artificial em casa? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo Como produzir música com Inteligência Artificial?
Explorar o potencial da IA na criação musical é uma experiência fascinante. Com a evolução constante da tecnologia, cada vez mais pessoas se interessam em utilizar a Inteligência Artificial para inovar em suas composições. A interação entre a criatividade humana e a IA pode resultar em produções únicas e surpreendentes, abrindo novos horizontes para a música do futuro.
Explorando a Criatividade da Inteligência Artificial na Composição Musical
A capacidade da Inteligência Artificial de compor músicas originais se baseia principalmente nas técnicas de análise e aprendizado de padrões e da geração algorítmica. Em uma primeira etapa, as plataformas analisam um grande volume de dados musicais, identificando padrões musicais, melódicos, rítmicos, harmônicos e instrumentais. Em seguida, essas variáveis são aprendidas e se tornam a base para a criação de novas composições. Já na geração algorítmica, a IA utiliza esses padrões para gerar novas músicas de forma independente, seja criando melodias e harmonias, combinando elementos musicais ou definindo a instrumentação.
Os dados apreendidos também são acionados na composição das letras, já que os modelos conseguem prever a próxima palavra com base em sequências anteriores, em diversos idiomas. Modelos musicais de IA utilizam dados para aprender padrões e gerar músicas originais.
Vale lembrar que o processo não é fruto de criatividade, sensibilidade ou inspiração, que são habilidades exclusivamente humanas, mas sim do treinamento extensivo com modelos complexos de aprendizado de máquina. Além disso, apesar do avanço das IAs possibilitar maior acesso à composição e produção musical, também gera polêmicas em relação a direitos autorais e propriedade intelectual e aos seus impactos sociais, éticos e artísticos.
Plataformas de IA para Criação Musical
1. Suno AI: A plataforma online Suno.ai é conhecida como o ‘ChatGPT musical’ e foi desenvolvida por músicos e especialistas em Inteligência Artificial. Os usuários podem criar músicas a partir de comandos de texto e categorias pré-definidas, inclusive em português brasileiro. Para criar composições, é possível escrever um breve comando do que se deseja ou recorrer ao modo personalizado, escolhendo o estilo musical de preferência.
2. Soundraw: O Soundraw se destaca entre os geradores de música com IA pela abordagem personalizável. Na página ‘Criar música’, é possível definir diretrizes ajustando a duração, o andamento e o clima da faixa. As faixas são fornecidas pela equipe de produtores do Soundraw e é possível reproduzi-las, editá-las e compartilhá-las. A plataforma também conta com categorias para modificar e ajustar as amostras específicas.
Fonte: @Tech Tudo
Comentários sobre este artigo