O Instituto do Tecpar, localizado no campus de Maringá, é um sistema único de saúde que desenvolve unidades industriais de tecnologia, incluindo desenvolvimento de vacinas e medicamentos, aproveitando tecnologias biotecnológicas.
Localizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, campus do TecPar, o Hospital Getúlio Vargas de São José dos Campos é uma das unidades industriais de saúde do Município que conta com um sistema único de atendimento à saúde.
Implantação do Parque Tecnológico Industrial da Saúde em Maringá
O Estado do Paraná está investindo R$ 24 milhões na construção do Parque Tecnológico Industrial da Saúde, localizado no campus do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na cidade de Maringá. O projeto, que já começou, tem como objetivo criar um ecossistema de inovação e desenvolvimento de tecnologias para a saúde, com foco na produção de insumos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O parque, que abrigará empresas e instituições de pesquisa, será construído em um terreno de 100 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Maringá. Além disso, o Tecpar buscará absorver novas tecnologias e tornar Maringá um polo biotecnológico e farmacêutico líder no país.
A primeira empresa a se instalar no parque será a Astra Medical Supply, que desenvolveu um medicamento para pessoas alérgicas às proteínas do leite de vaca. O medicamento será produzido em uma unidade industrial no parque e destinado ao SUS. Além disso, haverá transferência de tecnologia para o Tecpar e a empresa.
Parque Tecnológico: um polo de inovação para a saúde
O Parque Tecnológico Industrial da Saúde será um polo de inovação para a saúde, com foco na produção de insumos para o SUS e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O parque abrigará empresas e instituições de pesquisa, e oferecerá suporte à produção de vacinas, medicamentos e outros produtos para a saúde.
O projeto será financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e contempla a construção de uma central de envase para apoio à produção de vacinas no local. No futuro, o parque também produzirá vacinas contra a raiva humana, varicela e poliomielite, além da vacina Pneumo 23.
Parcerias e investimentos
O Tecpar buscará parcerias com empresas e instituições de pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para a saúde. Além disso, o parque também estará aberto a investimentos privados, o que pode atrair mais empresas e instituições para o local.
A construção do parque será realizada em etapas, com a primeira etapa contemplando a construção de um prédio administrativo, uma central de utilidades e outras edificações necessárias ao funcionamento do parque. Após a conclusão da primeira etapa, novos investimentos públicos e privados devem ser aplicados no projeto.
Parque Tecnológico Industrial da Saúde: um futuro promissor
O Parque Tecnológico Industrial da Saúde em Maringá é um projeto ambicioso que visa criar um ecossistema de inovação e desenvolvimento de tecnologias para a saúde. Com o apoio do governo estadual e federal, o parque tem potencial para se tornar um polo de inovação líder no país e atrair investimentos e empresas para a região.
O projeto também oferece oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias para a saúde, e pode contribuir significativamente para a melhoria da saúde pública e a redução dos custos de saúde no país.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo