Marca de moda íntima revisa portfólio, prioriza produtos básicos e planeja expansão via franquias no interior do Brasil.
A unidade do Grupo Hope em Maranguape, situada na área metropolitana de Fortaleza, está prestes a receber um banho de loja. A esperança é que a marca, reconhecida por sua moda íntima, praia e fitness, realize um investimento significativo em novas tecnologias de produção, que irão apoiar seus planos ousados.
Com essa iniciativa, a esperança é que a companhia consiga não apenas modernizar seus processos, mas também expandir sua presença no mercado. A marca está determinada a inovar e se destacar ainda mais no setor, trazendo novidades que atendam às expectativas dos consumidores. O futuro parece promissor!
Expansão do Grupo Hope
O grupo sob a liderança de Sandra Chayo, filha do fundador Nissim Hara, tem como meta produzir 10,5 milhões de peças em 2024, representando um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Essa expansão está fundamentada em produtos básicos e acessíveis, refletindo uma nova abordagem da companhia, que contou com o suporte da consultoria Bain & Company. ‘Concluímos que, ao alcançar as classes B2 e C [com renda estimada entre R$ 2 mil e R$ 6 mil], que ainda não conheciam nossos produtos, poderíamos aumentar significativamente nosso público endereçável’, destaca Chayo, diretora do Grupo Hope, em entrevista ao NeoFeed.
Investimentos e Retorno às Origens
A marca Hope está investindo R$ 20 milhões para retornar às suas origens, já que a empresa, estabelecida em 1966, começou com esse tipo de produto. Dentro desse orçamento, estão incluídas as peças de marketing e o desenvolvimento da nova linha Light, que oferece produtos a preços de entrada, começando em R$ 29,90 (aproximadamente R$ 10 abaixo das outras coleções). Essa coleção já chegou a mais de 3 mil lojas que comercializam a marca no primeiro semestre e já se tornou a terceira mais significativa em termos de peças vendidas, ficando atrás apenas da Touch e Nude, que têm preços iniciais de R$ 39,90 e R$ 79,90, respectivamente, e que estão entre os mais vendidos há anos.
Transformação e Novos Desafios
‘Quando ingressei na empresa, em 1999, o movimento era oposto, buscando transformar uma marca popular, que era vendida apenas em lojas multimarcas, em algo mais sofisticado. E isso funcionou. Agora, percebemos que precisamos reverter essa trajetória novamente’, explica Chayo. Em seus 25 anos como diretora da empresa familiar, Chayo foi responsável por todas as movimentações operacionais, desde a expansão via franquias até a criação de outras duas marcas que fazem parte do portfólio: Bonjour Lingerie e Hope Resort, voltadas para moda praia e fitness. O próximo objetivo é dobrar o número de lojas em um período de cinco anos. Atualmente, a Hope possui 280 franquias e 9 lojas próprias.
Resultados Financeiros e Perspectivas Futuras
No ano de 2023, o grupo obteve um faturamento de R$ 350 milhões somente na rede franqueada. Segundo a Hope, a companhia experimentou um crescimento de 35% no faturamento da rede no primeiro semestre e projeta acelerar ainda mais na segunda metade do ano, podendo alcançar uma taxa de crescimento de 40% em relação ao ano anterior, o que colocaria a companhia próxima de R$ 500 milhões em receita. Chayo acredita que essa meta de receita deve ser alcançada apenas em 2025.
Avaliação do Mercado e Concorrência
Na perspectiva de Alberto Serrentino, sócio da consultoria Varese Retail, a iniciativa do Grupo Hope é acertada. ‘O momento da companhia é muito favorável. Enquanto eles conseguem dialogar com o público premium nas lojas monomarcas, o grupo também tem realizado um bom trabalho ao se conectar com a camada mais baixa de consumidores’, afirma. Segundo ele, a recuperação do mercado pode trazer ainda mais benefícios à companhia nessa nova fase. ‘Com a renda crescendo, o desemprego diminuindo e o mercado de trabalho se aquecendo, isso favorece o setor de consumo de semiduráveis, como é o caso da Hope’, observa Serrentino. Ele também acredita que há espaço para todos os concorrentes no mercado, considerando a diversidade de players com diferentes posicionamentos, perfis de produto e canais de venda.
Fonte: @ NEO FEED
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