MEC lança programas de incentivo a estudantes da rede pública para Educação Profissional
A Educação é um direito fundamental que deve ser garantido a todos, independentemente de sua origem ou condição social. No Brasil, a Educação tem sido um tema prioritário, com esforços contínuos para ampliar o acesso à Educação profissional e superior, especialmente para aqueles que pertencem a grupos historicamente excluídos. Isso é muito importante para o desenvolvimento do país e para a redução das desigualdades sociais.
Com o objetivo de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades, o Ensino tem sido adaptado para atender às necessidades específicas de cada grupo. O Aprendizado é um processo contínuo que requer dedicação e esforço, e a Instrução de qualidade é fundamental para o sucesso dos estudantes. Além disso, a Educação deve ser acessível e inclusiva, oferecendo oportunidades para todos, independentemente de sua situação social ou econômica. É fundamental que sejam criadas políticas públicas que apoiem a Educação e promovam o desenvolvimento de todos os cidadãos. A Educação é a chave para o futuro e deve ser priorizada em todos os níveis da sociedade.
Educação: Um Direito Fundamental
A Educação é um direito fundamental que deve ser garantido a todos, independentemente de origem, raça ou condição socioeconômica. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF), que visa preparar 78 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental para o ingresso na Rede Federal até 2027. Além disso, a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) busca apoiar 324 cursinhos populares, preparando jovens para o ingresso no ensino superior até 2027, com foco em Aprendizado e Instrução de qualidade.
O lançamento das iniciativas ocorre a partir das 11h (horário de Brasília), em Natal (RN), pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que estará acompanhado por representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. Já no período da tarde, a partir das 15h, o ministro seguirá ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), acompanhado por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com foco em Ensino e Aprendizado.
Educação Profissional: Uma Oportunidade para Todos
O objetivo do Partiu IF é que estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, acessem o ensino de excelência oferecido pela Rede Federal, com foco em Instrução e Aprendizado. Assim, o programa vai oferecer aulas e atividades de reforço educacional a estudantes selecionados que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelos institutos federais, centros federais de educação tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, instituições que integram a Rede Federal, com foco em Educação e Ensino.
Planejado para ser oferecido em dois ciclos, o primeiro segue até o fim de 2025 com um investimento de R$ 115 milhões e a preparação de 26 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Ao final do segundo ciclo, que vai até 2027, o Partiu IF deverá beneficiar o total de 78 mil estudantes, com um investimento de R$ 463 milhões. O programa será integralmente financiado pelo MEC, por meio da Secadi, com foco em Educação Continuada e Aprendizado.
Educação Continuada: Um Investimento no Futuro
Além do reforço escolar, será oferecido apoio psicopedagógico aos estudantes da rede pública, com um objetivo final de reduzir desigualdades educacionais, com foco em Instrução e Aprendizado. Isso porque o programa será voltado para jovens de grupos prioritários (negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência). Os estudantes ainda precisam ter renda familiar per capita de até um salário mínimo. De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), há desigualdades raciais e sociais na proficiência em matemática e língua portuguesa, além de desafios na Aprendizado de ciências da natureza – um cenário que dificulta o ingresso no ensino técnico, com foco em Educação Profissional e Rede Federal.
Fonte: © MEC GOV.br
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