Conteúdos produzidos para redes tiveram pouca interação. Textos longos da operação Storm-2035 não alcançaram muitas pessoas.
A OpenIA divulgou que bloqueou perfis associados ao Irã que estavam utilizando o ChatGPT para influenciar a percepção popular em relação a diferentes assuntos, como as eleições nos Estados Unidos. O anúncio oficial foi feito na última sexta-feira (16).
No segundo parágrafo, é interessante destacar como a IA está cada vez mais presente em nosso cotidiano, sendo utilizada de maneiras diversas, como no caso da manipulação de informações através do ChatGPT. A tecnologia de inteligência artificial tem impacto significativo em várias áreas, inclusive na comunicação online.
Operação ‘Storm-2035’ Utilizou ChatGPT para Gerar Conteúdos
De acordo com a OpenIA, foi identificada uma operação de influência iraniana que empregava inteligência artificial, especificamente o ChatGPT, para produzir conteúdos para as redes sociais e portais que se passavam por veículos de notícias. A gigante de tecnologia detectou a operação ‘Storm-2035’, que abordava diversos temas relacionados à campanha presidencial dos Estados Unidos. O engajamento dos conteúdos nas redes sociais foi considerado baixo, classificado como ‘categoria 2’ em uma escala de 1 a 6, indicando que, embora compartilhados em várias plataformas, não alcançaram um grande público.
ChatGPT: Ferramenta Central na Operação ‘Storm-2035’
A investigação revelou que o ChatGPT foi utilizado na operação para dois propósitos principais: a geração de textos extensos e de comentários breves em mídias sociais. Os artigos produzidos abordavam temas como política dos EUA, eventos globais, Jogos Olímpicos, eleições na Venezuela e o conflito na Faixa de Gaza. Esses conteúdos eram publicados em cinco sites que se apresentavam como veículos progressistas e conservadores, buscando influenciar a opinião pública de forma sutil.
Impacto da Operação ‘Storm-2035’ na Propagação de Conteúdos
Embora a operação tenha utilizado o ChatGPT para gerar uma variedade de textos, o alcance e engajamento desses conteúdos foram limitados. O uso da inteligência artificial para disseminar informações em múltiplas redes sociais não resultou em uma ampla repercussão. A análise da companhia revelou que, apesar dos esforços da operação, o impacto foi considerado moderado, sem atingir os objetivos esperados. A investigação ressalta a importância de monitorar e combater a disseminação de conteúdos enganosos e manipulados online.
Fonte: © G1 – Tecnologia
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