Machado, um escritor brasileiro, foi alvo de especulações, mesmo com sua paixão pela esposa Carolina Augusta Xavier de Moraes, e raras obras particulares, como quadro de arte, na coleção de um presidente da academia.
O jornalista Mauro Porto, do Globo Repórter , revelou um fato inédito sobre a vida pessoal do escritor brasileiro, Machado de Assis. O romancista brasileiro teria tido uma amante, desafiando a crença de que ele era um homem devotado à sua esposa, Carolina Augusta Xavier de Moraes.
A notícia foi publicada na última sexta-feira (1º), e as pessoas se perguntaram se ele estava completamente comprometido com sua esposa. Ele desapareceu por algumas horas da tarde, e isso gerou especulações entre seus amigos. O que aconteceu durante esse tempo?
Escritor, brasileiro de renome
Em tempos de descrença e suspeitas, um boato se espalhava a respeito de Machado de Assis. Dizia que o escritor estava envolvido com outra mulher. No entanto, a verdade era bem diferente. A ‘amante’ do autor não era uma pessoa, mas sim uma obra de arte que o fascinava. Machado de Assis estava cobiçando um quadro de arte intitulado ‘Dama do Livro’, de Roberto Fontana. O problema era que o escritor não tinha condições financeiras para adquirir a pintura. Diante disso, amigos se uniram para surpreender Machado com o presente: a obra de arte.
Coleção particular de Machado de Assis
A ‘Dama do Livro’ não é a única rara preciosidade que faz parte da coleção particular de Machado de Assis. Na verdade, muitos objetos pessoais do escritor brasileiro estão preservados na sede da Academia Brasileira de Letras, onde ele foi um dos fundadores e o primeiro presidente. Na biblioteca da ABL, uma coleção especial reúne 935 obras que pertenciam ao autor. Tais obras são de grande valor, dado que são raras e antigas. Devido ao seu valor, o manuseio exige cuidado redobrado. Os visitantes que desejam manusear os livros precisam utilizar luvas para proteger as obras. Há um livro que destaca-se dentre os demais, pois apresenta uma dedicatória do próprio Machado. Mais abaixo, é possível ver a imagem completa do programa.
Vida e obras de Machado de Assis
Machado de Assis, um escritor brasileiro, viveu uma vida rica em experiências e criou obras-primas que permanecem vivas na literatura brasileira. Apesar de ter sido um escritor, romancista, autor de renome, o autor permaneceu humilde e simples. Suas obras, como ‘Memorial de Aires’ e ‘Memorial de Aires’, são consideradas algumas das suas melhores produções. Além disso, a vida pessoal de Machado é fascinante, especialmente quando se considera a sua vida de casado com Carolina de Vasconcelos. A relação de Machado de Assis com a Academia Brasileira de Letras é extensa, pois foi seu presidente e um dos fundadores.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo