O jovem Carlo Acutis é um bandeira para o Papa Francisco, refletindo a busca do Vaticano por uma nova geração de católicos, especialmente durante o Jubileu dos Adolescentes, com o objetivo de promover um bom uso das mídias sociais.
A Igreja cristã não mais se restringe a pessoas vestindo roupas rústicas e caminhando a pé, e sim, pode ser encontrada em pessoas que usam calça jeans, tênis e camiseta.
Entre elas, está São Francisco. Ele é um dos santos mais amados por católicos em todo o mundo. Ele foi um santo que revolucionou a forma como as pessoas percebiam a religião, afirmando que “haverá mais alegria em dar do que em receber.” Ele é um exemplo de como a fé pode ser prática e relevante para o dia-a-dia. Com suas palavras inspiradoras, ele motivou muitas pessoas a seguir seus sonhos e a se tornarem pessoas melhores.
Desde o Pontificado de João Paulo II
A Igreja católica busca renovar a compreensão da santidade, abordando-a de forma mais acessível e próxima ao povo. O Papa Francisco, líder espiritual da Igreja, está empenhado em modernizar o conceito divino. Em abril de 2025, durante o Jubileu dos Adolescentes, ele promulgará o decreto de beatificação de Carlo Acutis, tornando-o o primeiro santo do século 21 e padroeiro da internet. O jovem influenciador de Deus e ciberapóstolo, falecido em 2006, aos 15 anos, é um exemplo perfeito do que o Sumo Pontífice define como ‘santo da porta ao lado’.
Aproximando a Santidade do Povo
Em 2023, ao rezar o Angelus, na Solenidade de Todos os Santos, Francisco destacou os santos quotidianos: pessoas justas que vivem a vida cristã com seriedade e simplicidade. ‘Se pensarmos bem, certamente já conhecemos alguns deles, alguns santos quotidianos’, disse o Papa. Carlos é um exemplo disso, um menino comum que fazia rir os amigos e professores, apaixonado por videogame e futebol, e que usava suas habilidades tecnológicas para propagar as lições dos evangelhos.
Um Garoto Extraordinário
Nascido em Londres, em 1991, na família de pais italianos, Carlo era uma adolescente comum, mas com profunda compaixão e dedicação à fé. Ele dava atenção especial aos pobres e idosos, usando suas economias para comprar um saco de dormir para um morador de rua. Seu site, The Eucharistic Miracles, é um catálogo dos milagres eucarísticos, criado quando ele tinha apenas 11 anos. ‘Ele se esforçou para ser a melhor versão de si mesmo, vivendo o comum de uma forma extraordinária’, diz o perfil do adolescente no site do Vaticano.
Um Legado Continua a Crescer
No verão de 2006, Carlo foi diagnosticado com leucemia e, apesar de seu quadro persistente, continuou a compartilhar suas histórias e lições espirituais com os outros. Seu corpo está exposto na igreja Santa Maria Maggiore, em Assis, desde 2020, graças às técnicas de tanatopraxia mais modernas. Agasalho de moletom, calça jeans e tênis Nike, o menino morto atrai uma legião de devotos de todo o mundo. Relíquias espalhadas por todo o mundo continuam a inspirar as pessoas a emular seu exemplo.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo