ouça este conteúdo
Secretaria Educação Conselheiro Lafaiete nega retirada livro colégios: obra, visão melhor, readequação, abordagem pedagógica, formalizar, plano trabalho.
A prefeitura de Belo Horizonte (MG), município situado a aproximadamente 100 quilômetros de Conselheiro Lafaiete, divulgou recentemente a ‘pausa temporária’ das atividades relacionadas ao livro ‘A Menina Amarela’, de Monteiro Lobato.
Essa decisão gerou debates acalorados entre os moradores, com muitos defendendo a importância da leitura e da preservação do livro como forma de enriquecimento cultural. A suspensão temporária das atividades ligadas ao livro ‘A Menina Amarela’ despertou questionamentos sobre a liberdade de expressão e o acesso à informação na cidade.
Readequação da Abordagem Pedagógica em Livro Antirracista
A decisão de suspender temporariamente a abordagem do livro nas escolas foi motivada por reclamações de pais de alunos. A Secretaria de Educação do município emitiu uma nota nesta quinta-feira (20) para esclarecer que o livro não foi retirado, mas sim suspenso para uma melhor readequação da abordagem pedagógica. A preocupação era evitar interpretações equivocadas e garantir a integração da comunidade escolar.
A suspensão teve como objetivo formalizar um plano de trabalho que evitasse qualquer dupla interpretação ou preocupação. A Secretaria Municipal enfatizou que não houve censura, mas sim a busca por promover um debate mais amplo sobre as questões abordadas na obra.
O livro em questão, escrito por Ziraldo em 1986, narra a história da amizade entre dois grandes amigos, o menino marrom e o menino cor-de-rosa. Eles compartilham momentos de brincadeiras, conversas, brigas e reflexões sobre suas diferenças de cor de pele.
Um trecho marcante do livro descreve a curiosidade dos amigos em entender as diferenças entre branco e preto, sem nunca terem se importado com isso antes. Em uma cena, o menino marrom presencia a recusa de ajuda de uma idosa e decide observar seu trajeto diário em direção à igreja, despertando questionamentos sobre preconceitos e empatia.
A narrativa envolvente do livro aborda temas sensíveis de forma educativa e inspiradora. A Secretaria de Educação planeja promover rodas de conversa e uma live com a comunidade escolar para discutir os aspectos tratados na obra. A valorização da liberdade de expressão, pluralidade e respeito são princípios fundamentais na abordagem pedagógica da obra, que busca estimular reflexões e promover a integração na comunidade escolar.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo