Reunião Global de Educação (GEM) na Semana Ceará, de 31 de outubro a 2 de novembro, em Fortaleza, com foco em qualidade de vida, oportunidades de aprendizagem, consciência ambiental e programas públicos para educação.
Em 2024, o Brasil sediará a edição do Global Education Meeting (GEM), a Reunião Global de Educação, evento que reúne nações para discutir os temas relacionados à educação em todo o mundo. O MEC (Ministério da Educação) aguarda a visita dos 94 países convidados, em uma oportunidade de compartilhar experiências e avanços na área de educação.
Essa edição do GEM será uma plataforma para que os países compartilhem suas estratégias para melhorar o ensino, a aprendizagem e a formação de seus estudantes, adotando novas tecnologias e métodos de instrução. Além disso, o evento também discutirá o papel da educação no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza, enfatizando a importância de uma educação de qualidade para todos. A reunião visa mobilizar esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em garantir uma instrução acessível para todos.
Diálogo Global para Uma Educação Mais Inclusiva
Em um evento histórico, 56 ministros da Educação de todo o mundo se reuniram em Fortaleza, no Ceará, para discutir e construir caminhos para uma educação mais inclusiva, qualitativa e equitativa. Este encontro, organizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é um passo importante rumo a uma formação mais eficaz e acessível para todos.
Garantindo Educação Pública de Qualidade
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância de garantir uma educação pública de qualidade para todos, evitando que nenhum jovem esteja fora da escola. Neste sentido, o governo tem investido em políticas que visam alcançar esse objetivo, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Pé-de-Meia. Essas iniciativas visam melhorar a qualidade do ensino e promover oportunidades de aprendizagem para todos.
Monitorando a Situação Mundial da Educação
Durante o encontro, as autoridades da educação mundial debateram a edição de 2024 do relatório da Unesco, que monitora a situação mundial da educação (Relatório GEM). Além disso, discutiram as primeiras sessões de revisão do progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.
Desenvolvimento Sustentável e Educação
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, participou do painel ‘Clima e meio ambiente’. Segundo ele, as pautas ambiental e educacional são fundamentais para o atual governo, de modo que o MEC tem empregado diferentes esforços para implementar políticas públicas voltadas às temáticas da bioeconomia, da economia circular e das energias renováveis. Além disso, o ministério tem retomado diversos programas na região da Amazônia, visando desenvolver uma consciência ambiental mais ampla.
Educação Profissional e Desenvolvimento Sustentável
Bregagnoli destacou que a educação profissional traz com muita força os princípios de equidade, competências e habilidades, mas sempre associados ao espírito crítico e à visão humanista que o estudante tem de ter. Ele também ressaltou a importância de promover a educação profissional como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável, visando preparar futuros profissionais para enfrentar os desafios ambientais e sociais do século XXI.
Programas de Educação e Desenvolvimento
O secretário explicou que o MEC tem realizado parcerias e trabalhado de forma otimizada, estimulando instituições de ensino e empresas, principalmente empresas que tenham compromisso ambiental e social. Ele também mencionou programas extracurriculares de reciclagem e reestabelecimento de ações abandonadas, como projetos de reciclagem, visando promover uma educação mais sustentável e responsável.
Consciência Ambiental e Educação
Bregagnoli enfatizou a importância de se desenvolver uma consciência ambiental mais ampla, associada a uma formação mais eficaz e acessível para todos. Ele ressaltou que a educação profissional brasileira trabalha muito a questão tecnológica, mas sempre associada a uma visão mais humanista e crítica, e que a gente tem reestabelecido programas como o Mulheres Mil, que trabalha a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Programas de Educação e Desenvolvimento
O secretário destacou que o MEC tem realizado parcerias e trabalhado de forma otimizada, estimulando instituições de ensino e empresas, principalmente empresas que tenham compromisso ambiental e social. Ele também mencionou programas extracurriculares de reciclagem e reestabelecimento de ações abandonadas, como projetos de reciclagem, visando promover uma educação mais sustentável e responsável.
Desenvolvimento Sustentável e Educação
O secretário ressaltou que a educação profissional traz com muita força os princípios de equidade, competências e habilidades, mas sempre associados ao espírito crítico e à visão humanista que o estudante tem de ter. Ele também mencionou a importância de promover a educação profissional como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável, visando preparar futuros profissionais para enfrentar os desafios ambientais e sociais do século XXI.
Fonte: © MEC GOV.br
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