Desenvolvimento do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, com 74.794 estudantes, 10.821 professores e 575 gestores, na rede pública e privada.
A avaliação nacional do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo do programa é fortalecer a educação em tempo integral, aumentando a qualidade da educação e proporcionar maiores oportunidades de aprendizagem aos estudantes.
Com o objetivo de fortalecer a educação em tempo integral, o Ministério da Educação (MEC) investe na formação de professores e no desenvolvimento de materiais de ensino. Além disso, o programa também visa melhorar as condições de infraestrutura das escolas em tempo integral, garantindo um ambiente de ensino mais adequado para os estudantes. O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) é uma opção de ensino que oferece uma abordagem mais integral e personalizada para o ensino médio, permitindo que os estudantes sejam mais preparados para o mercado de trabalho.
Reconhecendo a Importância da Educação em Tempo Integral
A finalidade do programa de educação em tempo integral era apresentar uma avaliação abrangente de produtos, processos e resultados desde a sua criação, em 2016. Além disso, o objetivo era compartilhar boas práticas entre os estados e as escolas, promovendo uma reflexão profunda sobre a educação. A transmissão ao vivo do seminário foi realizada pelo canal do Ministério da Educação no YouTube, proporcionando uma oportunidade para que mais pessoas acompanhassem o evento.
A avaliação foi conduzida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Uma abordagem quantitativa foi realizada em 575 escolas do EMTI, além de uma qualitativa em 20 escolas, com o objetivo de verificar se o programa está alcançando seus objetivos, contribuindo para o aprimoramento de seu desenho e sua gestão.
Participaram do estudo 74.794 estudantes, 10.821 professores e 575 gestores escolares. Na abertura do evento, a secretária da Secretaria de Educação do Estado (SEB), Kátia Schweickardt, destacou a importância dos professores, alunos e gestores educacionais que estavam presentes nesse momento para conhecerem o que a pesquisa revela sobre a realidade do ensino médio em tempo integral no país.
O Desafio da Educação em Tempo Integral no Brasil
O ensino médio público brasileiro é formado por mais de 7 milhões de estudantes e chega a 7,5 milhões se considerarmos a rede privada. A força do ensino médio está na rede pública, pois é a partir da escola pública que nascem as melhores cabeças. Segundo a secretária, a pesquisa mostra grandes desafios relacionados à infraestrutura e à organização curricular e pedagógica, que devem ser solucionados para tornar a escola mais significativa e para que os aprendizados dialoguem com as expectativas e os projetos futuros dos estudantes.
A Formação Docente e o Ambiente de Aprendizagem
A secretária destacou que as escolas em tempo integral têm um desafio maior da formação docente para lidar com uma carga horária diferenciada. Não é apenas ampliar a jornada com o conteúdo, é preciso proporcionar um ambiente de aprendizagem com outras experiências, senão ela deixa de ser escola e vira prisão. Atualmente, 330 mil estudantes são beneficiados pelo EMTI em todo o país.
A Diversidade da Juventude no Brasil
Não estamos falando de uma juventude única, temos múltiplas juventudes no Brasil, que dialogam com múltiplos territórios. Mais de 75% dos nossos estudantes do ensino médio são pretos e pardos. Se a escola não assume isso como um pressuposto, não há o que fazer para torná-la significativa. O Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023, ampliou em mais de 1 milhão as matrículas em todo o país, em todas as etapas da educação básica. Além disso, o ensino médio já atingiu a meta do Plano Nacional de Educação de 25% dos estudantes estudando em tempo integral.
Participantes – Participaram da mesa de abertura a coordenadora-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação, além de outros representantes da Secretaria de Educação do Estado e do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).
Fonte: © MEC GOV.br
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