Campos Neto anunciou lançamento do pix por aproximação em evento em Londres. Regras foram aprovadas pelo Banco Central e Conselho Monetário Nacional (CMN). Meio de pagamento digital instantâneo, sem Redirecionamento, para e-commerce e ferramenta de Pagamentos por aproximação.
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, confirmou o lançamento do pix por aproximação para a próxima semana. A parceria entre o pix e o Google permitirá aos usuários realizar transferências de valores e pagamentos por meio do Google Pay.
Com o lançamento do pix por aproximação, os usuários poderão realizar pagamentos instantâneos sem a necessidade de cartão de crédito. A plataforma permitirá também a realização de transferências de valores de forma segura e rápida. O evento na próxima segunda-feira (4), em São Paulo, reunirá porta-vozes do Google e do Banco Central em uma mesa redonda para discutir as vantagens da parceria.
Integração do Pix em Carteiras Digitais
O presidente do Banco Central, Campos Neto, enfatizou a capacidade do pix em realizar todas as funções do cartão de crédito de forma mais eficiente e barata, durante a Lide Brazil Conference em Londres. As regras do pix por aproximação foram aprovadas em julho pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN), sendo similar ao uso do cartão de crédito por aproximação.
Funcionalidade Instantânea do Pix
A expectativa é que em fevereiro de 2025, o meio de pagamento instantâneo do pix esteja presente nas carteiras digitais, proporcionando mais comodidade e eficiência nos pagamentos por pix, com conexão direta da carteira com o banco, reduzindo as etapas nos pagamentos on-line.
Pagamento Instantâneo no E-commerce
Com a nova funcionalidade do pix por aproximação, o cliente não precisará sair do ambiente da loja e acessar o app do banco para concluir a transação, podendo concluir diretamente na página do lojista a partir de uma pré-autorização, permitindo salvar uma chave pix para futuras compras.
Jornada de Pagamentos sem Redirecionamento (JSR)
O pagamento por aproximação com pix é possível por meio da chamada Jornada de Pagamentos sem Redirecionamento (JSR), uma das inovações trazidas pelo open finance, o sistema financeiro aberto. O presidente do Banco Central enfatizou que o ecossistema de inovação brasileiro ‘é mais aberto, o que tem mais produtos no mundo e o que evoluiu mais rápido’.
Open Finance e Inovação
O BC decidiu tornar o pix agendado recorrente obrigatório para todos os bancos em resolução publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho, permitindo agendar pagamentos que têm valor fixo, como mesada, professor particular, doações, entre outras remessas.
Segurança no Uso da Ferramenta
Além da novidade do pix agendado recorrente, as novas regras visando uma maior segurança para o uso da ferramenta começam a valer, limitando o valor das transações pix a até R$ 200 por operação quando o pagamento ou a transferência for feito de um celular ou de um computador não cadastrados.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo