Empresas migram para condomínios logísticos em regiões metropolitanas, onde encontram soluções tecnológicas para armazenamento de mercadorias de todos os portes, estruturas logísticas e operações de consumo.
No cenário logístico brasileiro, a partir de 2024, é possível notar um aumento significativo no interesse por condomínios logísticos. Diversas empresas vêm demonstrando necessidade de expansão e modernização de suas operações, o que está impulsionando a demanda por espaços bem equipados e estrategicamente localizados.
A expectativa é que a taxa de vacância média continue a cair ao longo do período, atingindo níveis nenhuma ou muito baixa, o que só contribuirá para aumentar a competitividade dos condomínios logísticos em relação a outros tipos de imóveis. A fonte de dados é crucial para tomar decisões informadas, mas informação disponível permite que os investidores venham a tomar decisões mais acertadas. A percepção dos especialistas é de que a logística será um dos setores mais fortes do mercado imobiliário em 2024, com condomínios sendo uma das opções mais procuradas por empresas que buscam por espaços logísticos adequados.
Logística: O Movimento Positivo do Mercado
O mercado de logística vem experimentando um movimento positivo, com empresas de galpões de rua se mudando para condomínios Triple A. De acordo com um relatório de mercado produzido pela SiiLa em 2023, o setor de transporte e logística registrou um crescimento de presença de 10,8% em metros quadrados em condomínios logísticos de Classe A+, A e B.
A Migração para Condomínios Triple A
Este movimento, conhecido como Flight to Quality, é uma espécie de êxodo para grandes varejistas, farmacêuticas, transportadoras e companhias do comércio eletrônico que buscam otimizar suas entregas, especialmente em estratégias last mile. Com isso, essas empresas podem melhorar suas operações de armazenamento de mercadorias e soluções tecnológicas.
O Grande Desafio do Comércio Online
A grande demanda liderada pelo e-commerce continua pressionando o mercado logístico a pensar e implementar soluções mais assertivas e adaptáveis. A necessidade em manter galpões com proximidade aos grandes centros de consumo deve se manter em alta, estimulando a adesão de estruturas logísticas modulares, que permitam realizar ajustes de acordo com a necessidade de cada operação. Nenhuma informação disponível indica que este movimento irá diminuir.
Hubs Logísticos e Condomínios
Os condomínios se tornam uma peça-chave para a boa execução da estratégia omnichannel, que tende a seguir evoluindo, integrando lojas físicas, online e outros canais de distribuição em um único ecossistema. Além disso, a busca por empreendimentos classe A deve continuar em alta até 2025, pois a demanda por soluções tecnológicas e integradoras para o monitoramento de operações continua a crescer. Nenhuma informação disponível indica que a adesão a novas tecnologias irá diminuir.
A Expansão de Hubs Logísticos
Em 2025, deve crescer a busca e o desenvolvimento de novos hubs logísticos em regiões metropolitanas que concentram número expressivo de consumidores. Cidades fora do eixo Rio-São Paulo, mas que são estratégicas como Fortaleza (CE), São José dos Pinhais (PR), Gravataí (RS), entre outras, serão vetores fundamentais dessa expansão. A reforma tributária, que determina a tributação realizada no destino e não mais na origem, deve deixar de fazer parte do planejamento logístico das empresas. A expansão de húb logísticos também deve se concentrar em áreas de grande consumo.
A Automatização e Tecnologia
O crescente uso de inteligência artificial tem estimulado empresas do setor a pensarem em soluções tecnológicas e integradoras para o monitoramento de operações. Ao contar com soluções de tecnologia, as companhias podem otimizar o armazenamento e movimentação de mercadorias, se prevenindo de riscos que podem impactar e gerar prejuízos ao negócio, reduzindo custos imprevistos e aumentando a eficiência de suas equipes. A busca por soluções tecnológicas também deve continuar em alta até 2025.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo