Fundou rede de escolas de informática nos finais dos 70, oferecendo ensino profissionalizante com cursos de inglês, espalhadas por modelos de franquia, atendendo centenas de unidades ao longo de movimento de popularização dos computadores.
O empresário conhecido por suas ideias empreendedoras, Eloy Tuffi, fundador da rede de escolas Microcamp, perdeu a vida na data de 8 de dezembro de 2024, aos 73 anos, vítima de um infarto em Campinas (SP). Ele começou sua jornada como um empreendedor, vendendo livros e cursos de inglês ainda aos 18 anos, e fundou a rede de ensino profissionalizante em 1977.
O legado de Eloy Tuffi como fundador e empreendedor é marcante, deixando um impacto significativo nas vidas de muitos. Seu papel como empresário e educador profissional continuará sendo lembrado por sua família e pela comunidade. A data do velório ainda não foi definida, mas a família de Eloy Tuffi se prepara para dizer adeus a um pai, avô e responsável por cinco filhos e cinco netos.
Um empreendedor com visão
Nascido na Mooca, em São Paulo, o empreendedor Davi Tuffi fundou sua primeira escola de inglês aos 23 anos, demonstrando suas habilidades como fundador de empresas. Pouco tempo depois, ele se aventurou no ramo de ensino de informática, fundando em 1977 a Flama Microinformática. Com a mudança para Campinas em 1981, Tuffi consolidou sua empresa, dando origem à Microcamp. A rede cresceu rapidamente, conquistando até unidades internacionais em Portugal, Argentina e Espanha.
Um empreendedor de sucesso
Em 1989, com 19 unidades próprias no Brasil, a marca chegou ao exterior. O empreendedor Tuffi era resistente ao modelo de franquias no início, mas acabou cedendo em 1994 – mesmo ano em que a primeira lei sobre o setor foi promulgada no país. Isso permitiu que a Microcamp chegasse a 150 escolas espalhadas por 15 estados brasileiros. Desde 2017, o empresário Davi Tuffi, filho mais velho do fundador, está à frente do negócio.
Um empreendedor em busca de soluções
Na década passada a empresa passou a ter problemas financeiros e buscou alternativas, como novos modelos de franquia. No ano passado, a rede divulgava ter 55 unidades franqueadas e 19 próprias. Constantemente, o empreendedor Tuffi dizia que sua motivação para abrir a Microcamp era popularizar o acesso à tecnologia, mesmo em uma época em que os computadores eram restritos.
A contribuição do empreendedor
A trajetória da Microcamp e do empreendedor, inclusive, foi registrada no livro ‘Do BASIC ao TI – A Trajetória de 30 anos da Microcamp’, lançado em 2013 pelo Centro de Memória da Unicamp, como forma de reconhecimento à contribuição do empreendedor para a popularização do ensino de informática no Brasil. Tuffi também criou outras iniciativas fora do ramo educacional, como times de basquete, eventos culturais, e empreendimentos agropecuários, revitalizando uma fazenda em Espírito Santo do Pinhal (SP) para criar gado Red Angus e avestruzes. Ele também criou negócios na área gastronômica, como o restaurante Red Angus e o Café Eloy.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo