A Meta AI superou o chatbot da OpenAI em testes de matemática e correção gramatical.
🔎 O que está acontecendo com o meu WhatsApp? Percebi que não tenho mais a opção de Meta AI disponível. Afinal, para que serve essa tecnologia? A resposta está na capacidade de processamento de grandes volumes de dados, o que torna a conversa mais fluida no aplicativo.
📲 Sem mencionar que a IA tem uma função cada vez mais importante em sistemas de conversa, como os chatbots. Se você está procurando aprender mais sobre como melhorar a experiência do seu WhatsApp com a ajuda de um assistente, converse com um chatbot. Lembre-se de que a tecnologia está em constante evolução, e a conversa no WhatsApp também. Por isso, é sempre uma boa ideia buscar ajuda de um profissional para entender melhor como a IA e os chatbots podem ser integrados à sua comunicação.
Teste de assertividade dos chatbots de IA
Realizar uma comparação exaustiva entre os recursos de um chatbot de IA e outro é de fundamental importância para determinar qual é mais eficaz em fornecer informações atualizadas. Nesse sentido, o TechTudo realizou um teste específico com o objetivo de avaliar a assertividade de dois chatbots de IA em responder perguntas atuais. O comando utilizado foi: ‘Quando será o próximo jogo do Botafogo?’ WhatsApp pela sua IA, soube responder o dia, horário e local da partida, além de fornecer informações sobre o campeonato e o time rival que enfrentará o alvinegro carioca. Além disso, a assistente de IA do WhatsApp também forneceu detalhes sobre os próximos jogos do glorioso, previstos para acontecer em novembro pelo Campeonato Carioca. Por outro lado, o ChatGPT não conseguiu responder à solicitação. O chatbot da OpenAI aconselhou a procurar a informação em um site de esportes, e se limitou a dizer que as datas das partidas ‘podem mudar com frequência’. Nesse sentido, a IA do WhatsApp se saiu melhor no teste para saber qual das duas IAs pode responder perguntas com informações mais atuais. É importante destacar que nenhuma IA está isenta de erros, e por isso perguntas sobre notícias e acontecimentos devem ser pesquisadas em meios de comunicação sérios.
Comparação de respostas da Meta AI e do ChatGPT para perguntas atuais
Para realizar essa comparação, o TechTudo testou também a capacidade dos chatbots em responder a perguntas atuais de forma assertiva. O comando utilizado foi: ‘Quando será o próximo jogo do Botafogo?’ WhatsApp pela sua IA, soube responder o dia, horário e local da partida, além de fornecer informações sobre o campeonato e o time rival que enfrentará o alvinegro carioca. Além disso, a assistente de IA do WhatsApp também forneceu detalhes sobre os próximos jogos do glorioso, previstos para acontecer em novembro pelo Campeonato Carioca. Por outro lado, o ChatGPT não conseguiu responder à solicitação. O chatbot da OpenAI aconselhou a procurar a informação em um site de esportes, e se limitou a dizer que as datas das partidas ‘podem mudar com frequência’. Nesse sentido, a IA do WhatsApp se saiu melhor no teste para saber qual das duas IAs pode responder perguntas com informações mais atuais. É importante destacar que nenhuma IA está isenta de erros, e por isso perguntas sobre notícias e acontecimentos devem ser pesquisadas em meios de comunicação sérios.
Teste de escrita criativa
Os chatbots de IA são usados comumente para gerar diferentes tipos de textos, como poemas, artigos ou histórias, tornando-os ferramentas úteis para escritores e comunicadores. Para realizar o teste, foi solicitado que os robôs criassem um poema criativo sobre uma tarde de verão. O poema foi composto por quatro estrofes, com quatro versos cada, e as IAs citaram passagens semelhantes. As duas IAs citaram a presença de crianças brincando, cores douradas no céu e folhas de árvores balançando, por exemplo. Para avaliar e comparar as habilidades de escrita criativa da Meta AI e do ChatGPT, foi realizado um teste específico. O comando utilizado foi: ‘Crie um poema criativo sobre uma tarde de verão.’ A Meta AI e o ChatGPT conseguiram criar um poema sobre o tema, e citaram algumas passagens semelhantes. As duas IAs citaram a presença de crianças brincando, cores douradas no céu e folhas de árvores balançando, por exemplo. Os dois poemas também tiveram tamanhos similares: ambos foram estruturados em quatro estrofes, com quatro versos cada.
Avaliando e comparando as habilidades de escrita criativa da Meta AI e do ChatGPT
Os chatbots de IA são usados comumente para gerar diferentes tipos de textos, como poemas, artigos ou histórias. Para realizar o teste, foi solicitado que os robôs criassem um poema criativo sobre uma tarde de verão. O poema foi composto por quatro estrofes, com quatro versos cada, e as IAs citaram passagens semelhantes. Para avaliar e comparar as habilidades de escrita criativa da Meta AI e do ChatGPT, foi realizado um teste específico. O comando utilizado foi: ‘Crie um poema criativo sobre uma tarde de verão.’ A Meta AI e o ChatGPT conseguiram criar um poema sobre o tema, e citaram algumas passagens semelhantes. As duas IAs citaram a presença de crianças brincando, cores douradas no céu e folhas de árvores balançando, por exemplo. Os dois poemas também tiveram tamanhos similares: ambos foram estruturados em quatro estrofes, com quatro versos cada.
Teste de correção gramatical
Os chatbots de IA são usados comumente para corrigir erros gramaticais em textos. Para realizar o teste, foi usado um trecho da obra ‘A Carteira’, de Machado de Assis, disponível em domínio público. O texto foi alterado propositalmente para conter erros gramaticais. A palavra ‘de repente’ foi reescrita erroneamente como ‘derrepente’; o artigo e preposição ‘à’ foi substituído por ‘há’; e o verbo ‘é’, que está no singular, foi substituído por ‘são’. O texto solicitado para revisão foi enviado da seguinte forma: ‘Corrija gramaticalmente o seguinte texto: …Derrepente, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes. Ninguém o viu, salvo um homem que estava há porta de uma loja, e que, sem o conhecer, lhe disse rindo: — Olhe, se não dá por ela; perdia-a de…’ Para avaliar e comparar as habilidades de correção gramatical da Meta AI e do ChatGPT, foi realizado um teste específico. O comando utilizado foi: ‘Corrija gramaticalmente o seguinte texto: …Derrepente, Honório olhou para o chão e viu uma carteira. Abaixar-se, apanhá-la e guardá-la foi obra de alguns instantes. Ninguém o viu, salvo um homem que estava há porta de uma loja, e que, sem o conhecer, lhe disse rindo: — Olhe, se não dá por ela; perdia-a de…’ A Meta AI e o ChatGPT conseguiram corrigir os erros gramaticais do texto e fornecer uma resposta correta.
Fonte: @Tech Tudo
Comentários sobre este artigo