Manutenção anual do sistema de água do rio Guandu prevê interrupções de consumo em municípios preparadas para o sistema de manutenção.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (Cedae) anunciou manutenção no Sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de água em uma grande região do estado. A medida visa preparar as estruturas para os meses mais quentes do ano, quando o consumo de água aumenta significativamente, afetando a demanda. O sistema abastece uma grande porção da Baixada Fluminense, incluindo cidades como Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu.
Para atender a esse aumento no consumo de água, a Cedae irá realizar trabalhos de manutenção no Sistema Guandu, com o objetivo de garantir a qualidade e a regularidade do abastecimento. A manutenção irá envolver a execução de reparos em infraestruturas críticas, como canos e bombas, que são fundamentais para o funcionamento adequado do sistema. A empresa destacou a importância dessa medida para garantir que a população tenha acesso a água potável durante os meses mais quentes do ano.
Mantenção Preventiva do Sistema Guandu: Preparando as Estruturas para o Verão
A manutenção anual preventiva do Sistema Guandu, responsável pelo fornecimento de água para mais de 10 milhões de pessoas, foi adiada para o dia 26 de novembro devido ao reparo emergencial realizado em Nova Iguaçu. Essa decisão se tornou necessária para evitar que a população seja afetada pela segunda vez em um curto período de tempo. A paralisação para a manutenção preventiva anual está prevista para durar 22 horas e suspenderá o fornecimento de água para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, na Baixada Fluminense.
Com o objetivo de garantir a disponibilidade de água durante os meses mais quentes do ano, quando o consumo de água aumenta consideravelmente, a manutenção visa preparar as estruturas para operar de forma eficiente. Nesse sentido, a operação será retomada de forma gradativa, na capital e na Baixada Fluminense, assim que a manutenção for concluída. A manutenção envolverá mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento, que identificarão e corrigirão possíveis falhas, prevenindo intercorrências futuras e assegurando que a estação opere com a capacidade total.
Os técnicos responsáveis pela manutenção também estão preparados para lidar com o consumo de água, que é maior durante o verão. Em anos anteriores, a manutenção anual preventiva do Sistema Guandu foi realizada no mês de novembro, proporcionando a capacidade máxima de operação do sistema de água durante o período mais quente do ano.
A manutenção preventiva anual do Sistema Guandu visa garantir a segurança da água, eliminando riscos e ameaças à saúde pública. Além disso, a manutenção visa garantir a estabilidade do sistema, prevenindo intercorrências e garantindo que o sistema operacionalize de forma eficiente, minimizando o consumo de água e garantindo que o sistema de água seja operacionalizado de forma segura.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo