Apenas duas empresas de veículos eletrificados dão lucro na China, no segundo trimestre, no maior mercado de automóveis.
A maior parte dos automóveis elétricos vendidos atualmente não são rentáveis, alguns resultam em prejuízos na casa dos US$ 50 mil por unidade, conforme relatório da consultoria Bright Consulting. Fabricantes menores sofrem ainda mais: US$ 270 mil por unidade no segundo trimestre de 2024. Foi o cenário enfrentado pela empresa americana Lucid Motors. Infelizmente, os prejuízos também afetaram de forma significativa os gigantes do mercado de automóveis elétricos.
No entanto, apesar dos desafios financeiros enfrentados pelos fabricantes de automóveis elétricos, a demanda por veículos eletrificados continua crescendo em todo o mundo. A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente têm impulsionado a popularidade dos automóveis elétricos entre os consumidores. A tendência é que a indústria automobilística invista cada vez mais em tecnologias limpas e inovadoras para atender a essa demanda crescente por automóveis elétricos.
Automóveis Elétricos: Desafios e Oportunidades no Mercado
A Ford confirmou recentemente que sua divisão de carros elétricos registrou um prejuízo significativo de US$ 2,5 bilhões somente em 2024, o que equivale a US$ 50 mil por unidade vendida. Essa situação levou a empresa a repensar seus planos para o futuro.
No maior mercado de automóveis do mundo, a China, apenas duas empresas de veículos eletrificados conseguem obter lucro: a BYD e a Li Auto, conforme revelou Song Liping, presidente da Associação Chinesa para Empresas de Capital Aberto (CAPCO). Enquanto isso, a Tesla continua sendo uma das poucas fabricantes que conseguem manter sua rentabilidade, ao menos teoricamente.
No quarto trimestre de 2022, a Tesla relatou um lucro médio de pouco mais de US$ 9.000 por unidade vendida. No trimestre seguinte, esse valor subiu para US$ 14.000, apesar da redução nos preços dos automóveis. No entanto, informações da Bright sugerem que a empresa poderia ter registrado uma perda de US$ 5.000 por unidade se mantivesse a mesma margem de lucro.
A tecnologia de baterias ainda é um ponto sensível para os automóveis elétricos. O tempo de carregamento ainda é longo, as baterias adicionam peso significativo aos veículos e alcançar a mesma autonomia de um carro a combustão ainda é um desafio. Além disso, os custos envolvidos na produção dessas baterias continuam altos.
Apesar dos avanços recentes, um pacote de baterias automotivo custa em torno de US$ 30 mil. Para que a adoção em larga escala de automóveis elétricos se torne uma realidade, será fundamental investir em baterias mais eficientes, seguras, leves e duráveis, como destaca o artigo da Bright.
Fonte: @Olhar Digital
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