Professores defendem método clássico de ensino, alertando para riscos de alternativas virais que circulam nas redes sociais, como a fórmula indiana.
Imagine que você está diante de um desafio matemático e precisa realizar uma multiplicação complexa, como 27 x 87. Para resolver essa operação, você pode recorrer a uma técnica que aprendeu na escola, que envolve organizar as dezenas em cima das unidades e multiplicar um número por vez. Essa abordagem pode ser eficaz, mas é importante lembrar que a multiplicação é uma operação fundamental na matemática que exige prática e habilidade.
Outro exemplo de multiplicação que pode ser um pouco mais desafiador é 31 por 12. Nesse caso, é importante lembrar que a multiplicação é uma operação que envolve a combinação de números para obter um resultado. Para resolver essa operação, você pode usar a técnica de multiplicar um número por vez, ou então recorrer a métodos mais avançados de cálculo, como a multiplicação por decomposição. Lembre-se de que a prática leva à perfeição e que a multiplicação é uma habilidade que pode ser aprimorada com o tempo e o esforço. A matemática é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para resolver problemas complexos e entender o mundo ao nosso redor.
A Multiplicação: Um Conceito Fundamental na Matemática
A multiplicação é uma operação matemática fundamental que tem sido objeto de discussão nas redes sociais, com vídeos que apresentam métodos ‘mais simples‘ de resolver cálculos. No entanto, esses métodos podem levar a erros e não são necessariamente mais eficazes do que o método clássico ensinado nas escolas.
Em um dos vídeos virais, uma fórmula identificada como ‘Índia’ é apresentada como uma alternativa ao método tradicional de multiplicação. No entanto, os professores de matemática consultados pelo g1 afirmam que essa fórmula não é utilizada na Índia e não é uma alternativa viável ao método clássico.
A multiplicação é uma operação que envolve a soma de um número por outro, e o método clássico é baseado nessa soma. Segundo os professores, o método clássico é o mais utilizado e ensinado internacionalmente, e é a única forma de multiplicação ensinada nas escolas do país.
O Método Clássico de Multiplicação
O método clássico de multiplicação é baseado na soma, com um algoritmo simples que é aplicável para qualquer caso. Esse método é ensinado nas escolas porque dá a todos os alunos uma base de conhecimento comum, ao mesmo tempo que é uma lógica aplicável em todas as situações que demandam multiplicação.
Além disso, o método clássico é o mais eficaz para resolver cálculos complexos, pois permite que os alunos entendam a lógica por trás da multiplicação e apliquem-na em diferentes situações.
Fórmulas Virais: O Que Funciona e o Que Não Funciona
Algumas das fórmulas virais da internet não funcionam tão bem quanto as imagens podem dar a entender. Essas fórmulas são macetes que nem sempre são válidas para todos os casos, e são frequentemente baseadas em modelagem.
A modelagem é uma tática comum na matemática, que envolve encontrar um padrão para uma situação específica e apresentá-lo como se fosse a solução para todos os casos. No entanto, essa abordagem pode levar a erros e não é uma forma eficaz de resolver cálculos complexos.
O Método ‘Indiano’ de Multiplicação
Um vídeo com mais de 18 milhões de visualizações apresenta uma fórmula identificada como ‘Índia’ e induz o espectador a acreditar que o método é utilizado no país do sul asiático. No entanto, os professores de matemática concordam que o método só funciona para o exemplo mostrado nas imagens, e não é uma alternativa viável ao método clássico.
O vídeo propõe a multiplicação de 27 por 87, e chega ao resultado correto com o seguinte processo:
* Passo 1: o último algarismo de cada número é multiplicado pelo outro. O valor encontrado representará os últimos algarismos do resultado.
* Passo 2: os primeiros algarismos de cada número são multiplicados pelo outro, e o resultado é somado ao valor encontrado no passo 1.
No entanto, esse método não é uma forma eficaz de resolver cálculos complexos, e não é uma alternativa viável ao método clássico de multiplicação.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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