Espaço na Rede de Inovação para Educação Híbrida, com estúdio equipado com tecnologia audiovisual.
O Ensino qualificado no Brasil exige investimentos significativos em infraestrutura e recursos humanos. Esse é o entendimento do Ministério da Educação (MEC) ao promover a implementação de tecnologias de ponta em suas unidades de ensino.
A oficialização de três Núcleos de Educação Híbrida em São Luís (MA) foi mais um passo dado pelo MEC, em conjunto com a SEB, na busca por dar aos estudantes mais oportunidades de Ensino qualificado. Esses Núcleos fazem parte de uma rede complexa de 23 Núcleos de Inovação, que já estão atuando em todo o país.
Um Novo Passo para a Educação: Núcleos de Ensino em Santa Catarina
A construção de um novo núcleo de Ensino em Santa Catarina está prevista para 19 de dezembro, marcando um novo capítulo na história da Educação no estado. A cerimônia de lançamento, realizada na terça-feira, 26 de novembro, contou com a presença de destacados profissionais da área, incluindo a secretária de Estado da Educação do Maranhão, Jandira Dias, e a coordenadora-geral do Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves, entre outros.
Os núcleos de Ensino, criados oficialmente pela Portaria nº 739, de 22 de outubro de 2024, visam promover práticas pedagógicas inovadoras, integrando metodologias híbridas e tecnologias educacionais para potencializar o aprendizado em sala de aula e alcançar estudantes em contextos diversos. Além disso, a Seduc/MA recebeu equipamentos tecnológicos para os estúdios de transmissão e produção de materiais midiático-pedagógicos, garantindo uma educação de qualidade para todos.
A Rede de Inovação da Educação Híbrida é uma iniciativa federal que visa promover e fomentar a implementação de estratégias da educação híbrida, criando uma rede de colaboração para a produção, atualização e compartilhamento de recursos educacionais digitais (REDs) e de itinerários formativos, entrevistas, podcasts, entre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.
Tecnologia e Ensino: A Chave para o Sucesso
A utilização de tecnologias educacionais é fundamental para o sucesso da Educação híbrida. A Seduc/MA obteve assessoria técnica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), compartilhado com todos os estados e o Distrito Federal, para a viabilização qualitativa da educação híbrida. Além disso, os estúdios de transmissão e produção de materiais midiático-pedagógicos garantem a criação de conteúdos de excelência para os estudantes.
Núcleos de Ensino: O Coração da Educação Híbrida
Os núcleos de Ensino são a base da Rede de Inovação da Educação Híbrida, visando promover práticas pedagógicas inovadoras e integrar metodologias híbridas e tecnologias educacionais. Com a criação desses núcleos, a Seduc/MA está comprometida em oferecer uma educação de qualidade para todos os estudantes, independentemente do contexto em que eles se encontram.
Materiais Midiático-Pedagógicos: A Nova Fronteira da Educação
A produção de materiais midiático-pedagógicos é fundamental para o sucesso da Educação híbrida. Com os equipamentos tecnológicos recebidos, a Seduc/MA está criando conteúdos de excelência para os estudantes, garantindo uma educação de qualidade para todos. Além disso, a utilização de tecnologias educacionais permite a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.
Reconhecimento e Desafios: A Viabilidade da Educação Híbrida
A Rede de Inovação da Educação Híbrida visa promover e fomentar a implementação de estratégias da educação híbrida, criando uma rede de colaboração para a produção, atualização e compartilhamento de recursos educacionais digitais (REDs) e de itinerários formativos, entrevistas, podcasts, entre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade. No entanto, a viabilidade da educação híbrida depende do reconhecimento e apoio de todos os envolvidos, incluindo os gestores escolares, os professores e os estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br
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