Técnico brasileiro no Juarez há oito meses, celebra marcas inéditas e sonha com classificação aos playoffs na Liga MX, após disputar o Torneo Clausura e Apertura.
Em Ciudad Juárez, no extremo Norte do México, a cidade está redefinindo sua imagem, tradicionalmente associada à violência do narcotráfico, graças ao futebol. Maurício Barbieri, um nome que está fazendo história no FC Juarez, um clube jovem fundado há apenas nove anos, que está alcançando resultados expressivos nesta temporada.
Com a liderança do técnico Maurício Barbieri, o FC Juarez está mostrando que o futebol pode ser uma ferramenta poderosa para mudar a percepção da cidade. O clube brasileiro, que tem um treinador brasileiro à frente, está conquistando resultados importantes e se tornando um exemplo de como o esporte pode ser usado para promover a paz e a união. A paixão do futebol está unindo a cidade e mostrando que Ciudad Juárez é mais do que apenas um estereótipo de violência.
O Sonho de Maurício Barbieri
Maurício Barbieri, técnico brasileiro de 43 anos, é o nome por trás da boa campanha do Juarez na Liga MX em 2024. Com a chegada de Barbieri ao clube em fevereiro, o time começou a sonhar com a classificação inédita para os playoffs da competição. Antes de sua chegada, o Juarez estava na última colocação da tabela, com um jejum de seis meses sem vitórias. No entanto, com quatro vitórias e quatro empates após a chegada de Barbieri, o time conseguiu terminar o Torneo Clausura do Campeonato Mexicano em 12º lugar.
A Transformação do Juarez
Agora, com mais da metade do Apertura disputado, o Juarez continua surpreendendo o país. O time venceu três dos últimos cinco jogos, incluindo triunfos fora de casa contra os favoritos Puebla e Santos Laguna, resultados inéditos. O time está em 13º lugar, a quatro pontos da classificação para os playoffs, faltando seis rodadas para o fim. Maurício Barbieri comemora a boa fase do time, sem esquecer que a transformação não aconteceu da noite para o dia. ‘Uma vez, após uma sequência ruim de resultados, um repórter me perguntou na coletiva de imprensa o motivo de eu ainda estar como treinador do Juarez. Eu respondi a ele que, além de acreditar no trabalho, o carinho dos torcedores e da população da cidade comigo tem me deixado extremamente contente e emocionado’, afirmou o treinador.
Reforços para o Sucesso
Para chegar mais longe do que na campanha passada, o Juarez atendeu aos pedidos de Maurício Barbieri e trouxe dois reforços que estavam no Brasil: o atacante colombiano Oscar Estupiñán, ex-Bahia, e o meia brasileiro Guilherme Castilho, ex-Ceará. ‘Com a chegada de alguns reforços, ganhamos mais força. A Liga MX é um campeonato muito forte e equilibrado. Tem sido um desafio profissional muito grande e enriquecedor colocar o Juarez como um clube com chances de classificação, de incomodar mais os adversários’, disse o técnico. Com a Data Fifa, o Juarez terá um bom tempo de treinamento para seguir evoluindo e, quem sabe, continuar fazendo história.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo