Falta de interesse em ser professor devido a baixos salários e falta de perspectiva, afirma petista no Dia do Professor.
O presidente Lula enfatizou a necessidade de atrair jovens talentosos para a profissão de professor, destacando a importância de criar um programa de incentivo para motivá-los a seguir essa carreira. Ele ressaltou que os baixos salários e a falta de perspectiva de carreira são os principais obstáculos para o interesse dos jovens na profissão de professor.
Para o presidente, é fundamental mudar a visão de que investimentos em saúde e educação são “gastos”, defendendo que são essenciais para o desenvolvimento do país. Ele também destacou a importância do papel do educador na formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro. A educação é a chave para o progresso. Lula também mencionou que o governo discutirá o programa de incentivo após a cúpula dos Brics na Rússia, com o objetivo de atrair mais jovens para a carreira de mestre e instrutor.
O Papel do Professor na Sociedade
Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o presidente Lula destacou a importância do papel do professor na sociedade. Nesta terça-feira (15), foi celebrado o Dia do Professor no país, e o presidente aproveitou a oportunidade para falar sobre a profissão que já foi considerada nobre, mas que está sendo destruída devido à falta de interesse dos jovens em se tornarem professores.
Segundo Lula, a profissão de professor está sendo destruída porque as pessoas não querem mais ser professores. ‘Nós vamos ter que criar um programa de incentivo para alunos que prestaram o Enem fazerem um curso para se transformarem em professores’, afirmou o presidente. Isso se deve ao fato de que os professores ganham muito pouco, têm muito trabalho e as pessoas não querem mais seguir essa carreira.
Uma pesquisa da ONG Conectando Saberes, divulgada em 2023, aponta que os baixos salários e a falta de perspectiva de carreira são os principais motivos que levam os professores a desistir da profissão. Além disso, transtornos psicológicos causados pela rotina difícil, que aumentaram durante a pandemia, também são outros pontos citados.
O Programa de Incentivo à Formação de Professores
O presidente Lula não deu detalhes de como será esse programa de estímulo à formação de professores a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, afirmou que o assunto entrará na pauta de discussão do governo no fim deste mês, após a participação de Lula na cúpula dos Brics na Rússia.
Lula também lembrou que, quando aprovaram o piso salarial dos professores, muitos governadores não quiseram pagar porque diziam que não tinham dinheiro. ‘Olha que é um salário merreca para alguém que toma conta de 40 crianças dentro de uma sala de aula, ou de 50’, declarou o presidente.
O papel do professor é fundamental na sociedade, e é importante que sejam valorizados e respeitados. Eles são os educadores, os mestres, os instrutores e os docentes que moldam as mentes das futuras gerações. No entanto, a falta de interesse dos jovens em se tornarem professores é um problema que precisa ser enfrentado.
Investimentos em Educação
Durante o discurso, Lula voltou a reclamar de quem critica o aumento de despesas públicas nas áreas de saúde e educação. Para o presidente, políticas nesses segmentos são ‘investimentos’ e não ‘gastos’. Segundo Lula, um governante precisa elencar prioridades ao gerir um país como o Brasil, que tem 213 milhões de habitantes, dos quais 81 milhões ganham no máximo três salários mínimos.
‘Não existe outra alternativa para alguém que queira governar um país do tamanho do Brasil se não a gente ter preferência na hora de utilizar o dinheiro’, disse o presidente. As críticas ao aumento de recursos para saúde e educação são um ‘problema’ com repercussão na impressão e no mercado. ‘Toda vez que a gente está cuidando de fazer política social é tratado como gasto. Toda vez. É inacreditável. Não é à toa. Foi uma doutrina de palavras criadas pra induzir a gente a determinados erros’, pontuou Lula.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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