Visão integral da rede de ensino com Plano de Ações e Apoio às Redes
A Educação no Brasil está prestes a entrar em uma nova fase, com a apresentação do Novo Plano de Ações Articuladas, que marca o início de seu quinto ciclo no quadriênio 2025-2028. Essa iniciativa é aguardada com grande expectativa por centenas de secretários e secretárias de Educação de diferentes regiões do país, que buscam melhorar a qualidade do Ensino e do Aprendizado nas escolas.
O Ensino de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do país, e a Instrução adequada é essencial para que os alunos possam alcançar seus objetivos. Com a implementação do Novo Plano de Ações Articuladas, espera-se que haja uma melhoria significativa na Educação brasileira, com Aprendizado mais eficaz e Instrução mais personalizada. É fundamental investir na Educação para garantir um futuro melhor para as gerações futuras. A Educação é a chave para o sucesso e deve ser priorizada em todos os níveis, desde a Educação básica até a Educação superior.
Educação: Um Novo Paradigma
A Educação brasileira passou por uma série de mudanças significativas nos últimos anos, tornando necessário um ajuste nos ciclos anteriores do Plano de Ações (PAR). Em um webinário realizado na tarde de quinta-feira, 20 de fevereiro, transmitido ao vivo pelo YouTube do MEC e pela plataforma Conviva Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), as expectativas para entender essas mudanças foram atendidas. A ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão da Educação avança ao oferecer um olhar específico para a promoção da equidade e redução das desigualdades educacionais, envolvendo Ensino, Aprendizado e Instrução de forma mais eficaz.
O coordenador-geral de Apoio às Redes de Ensino do MEC, João César da Fonseca, destacou a importância de construir soluções em conjunto com representantes municipais e estaduais de Educação e agradeceu a todos os dirigentes que participaram das melhorias conquistadas nesta nova ferramenta. Ele explicou que o PAR precisou ser reformulado porque a Educação brasileira mudou muito nos últimos anos, e os municípios precisam ter um bom instrumento de diagnóstico para entender o que precisa ser melhorado na rede educacional, considerando Ensino, Aprendizado e Instrução.
Avanços na Educação
Na etapa preparatória, que está aberta e pode ser acessada no sistema Novo PAR ou com o acesso pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec), foram criados perfis dentro das equipes técnicas das secretarias com o objetivo de dar mais autonomia para as pessoas e não centralizar as atividades nos secretários e secretárias, promovendo uma Educação mais inclusiva. A etapa de diagnóstico traz uma visão integral, sistêmica e gerencial da situação da rede de Ensino, considerando Aprendizado e Instrução, e conta com os painéis de contexto, resultados, insumos e de financiamentos, além da aba do questionário, contribuindo para o aprimoramento da Educação.
Com todos os dados reunidos de forma organizada, será mais fácil para os dirigentes definirem o que deve ser prioridade, com base no diagnóstico e planejamento das redes de Ensino, Aprendizado e Instrução, e o MEC vai disponibilizar as ações de assistência técnica e financeira para apoiar o alcance das metas definidas no planejamento do Novo PAR, dentro do Plano de Ações, com Apoio às Redes e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, sob a gestão do Sistema Integrado. Possíveis dúvidas das redes podem ser enviadas para o e-mail, e as redes de Ensino terão tempo hábil para preencher o questionário e navegar em seu diagnóstico no Novo PAR até final do mês de abril, com o apoio dos Dirigentes Municipais e do Plano de Ações, visando melhorar a Educação. Para realizar a adesão, os prefeitos e secretários municipais e estaduais de Educação precisam estar com seus cadastros atualizados no sistema Habilita do FNDE, contribuindo para o sucesso da Educação.
Fonte: © MEC GOV.br
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