ouça este conteúdo
Maestro gravou disco vendendo 500 mil cópias, falou com Zagallo antes do tetra nos EUA, revelando início no Flamengo e fim de sonho.
Junior construiu uma sólida carreira na televisão ao longo de quase trinta anos. Sua presença marcante como comentarista no grupo Globo o tornou conhecido por sua expertise no mundo esportivo. Além de ter sido um craque no Flamengo e na seleção brasileira, ele também se destacou como um dos principais nomes da TV brasileira.
Além de sua carreira de sucesso na TV, Junior também teve uma brilhante trajetória no mundo da música. Com a venda de mais de meio milhão de cópias de um samba que marcou a Copa do Mundo de 1982, ele uniu a nação em torno do futebol encantador do Brasil naquela época. Sua versatilidade e talento em diferentes áreas mostram o quão multifacetado é esse ícone da cultura brasileira.
Carreira de Júnior: uma trajetória de sucesso
Menos conhecido é o fato de que Leovegildo Lins Gama Júnior viu a luz do mundo em João Pessoa, mudando-se para Copacabana ainda em tenra idade. Enquanto seguia a trajetória de estudante de administração de empresas, o craque decidiu arriscar-se nos campos de futebol. O Capacete, posteriormente apelidado de Maestro, brilhou até os 47 anos em alto nível na praia, sua paixão primordial.
Sua vida amorosa também tem um toque de magia, conhecendo sua esposa em um pagode pouco antes de uma viagem à Espanha. Infelizmente, enfrentou ofensas racistas em campo na Itália, mas isso não o impediu de alimentar o sonho de participar da Copa de 1994, o tetra, apesar de um pequeno desentendimento com Zagallo às vésperas do torneio.
Na semana passada, Júnior celebrou seus 70 anos durante uma viagem a trabalho cobrindo a Copa América nos Estados Unidos. Durante a cobertura, ele compartilhou sua trajetória no Abre Aspas do ge.
Carreira de Júnior: um ídolo do Flamengo
Nascido em 29 de junho de 1954 em João Pessoa (PB), Leovegildo Lins Gama Júnior deixou sua marca no Flamengo, com 865 jogos, um recorde impressionante. Além do Rubro-Negro, defendeu as cores do Torino e do Pescara. Na Seleção Brasileira, participou de duas Copas do Mundo (1982 e 1986), acumulando 69 jogos e seis gols.
Após pendurar as chuteiras, Júnior teve breves passagens como treinador pelo Flamengo e Corinthians. No clube carioca, também atuou como diretor de futebol. Desde 1998, ele brilha como comentarista esportivo.
Carreira de Júnior: títulos e conquistas
Entre os principais títulos de Júnior estão a Libertadores e o Mundial em 1981, quatro títulos brasileiros (1980, 1982, 1983 e 1992), seis títulos cariocas (1974, 1978, 1979, 1979, 1981 e 1991) e a Copa do Brasil em 1990. No futebol de areia, ele conquistou inúmeros títulos internacionais e continentais na segunda metade dos anos 1990.
Em uma entrevista recente, Júnior refletiu sobre sua longa carreira e a passagem do tempo. Ele destacou a importância da gratidão e da realização pessoal ao olhar para trás em sua jornada. Aos 70 anos, o ídolo do Flamengo mantém-se ativo, praticando atividades físicas regularmente para manter-se saudável e em forma.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo