Professores de Matemática da Educação Básica participam da Escuta Nacional
A Matemática é uma disciplina fundamental no currículo escolar, e o Ministério da Educação (MEC) está comprometido em melhorar a forma como ela é ensinada. Por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o MEC realizará uma série de ações para apoiar os professores e professoras que ensinam Matemática, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e aumentar o interesse dos alunos pela disciplina.
No âmbito da Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, que será concluída nesta sexta-feira, 28 de março, o MEC busca ouvir as necessidades e sugestões dos educadores que trabalham com Aritmética, Geometria e Cálculo. É fundamental que os professores sejam ouvidos e que suas contribuições sejam levadas em consideração para que possamos desenvolver estratégias eficazes para melhorar o ensino de Matemática. É preciso investir em educação e apoiar os professores para que possamos ter um futuro mais promissor. Além disso, a colaboração entre os educadores é essencial para que possamos superar os desafios e alcançar os objetivos propostos.
Introdução à Iniciativa de Melhoria da Matemática
A iniciativa de escuta nacional já ouviu profissionais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Educação Básica, bem como da educação profissional e tecnológica, de 26 estados e do Distrito Federal, abrangendo mais de 2.060 municípios. O objetivo é coletar contribuições dos docentes para orientar e definir ações e estratégias para a melhoria da aprendizagem da Matemática, considerando as necessidades e demandas apontadas pelos professores e professoras. Com essa iniciativa, espera-se não apenas melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo sua valorização e considerando suas diferentes perspectivas na definição de políticas públicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática, que envolve áreas como Aritmética, Geometria e Cálculo.
A Matemática é uma área fundamental na Educação Básica, e a iniciativa busca entender como os professores de Matemática abordam esses temas em sala de aula. Por meio de um questionário online, os cerca de 600 mil professores que ensinam Matemática em todo o Brasil poderão responder à pesquisa de forma autônoma e anônima, refletindo sobre sua experiência em relação à Matemática e suas áreas, como Aritmética, Geometria e Cálculo. O tempo necessário para completar o questionário é de 20 a 30 minutos.
Abordagem da Pesquisa e da Matemática
O questionário da escuta aborda aspectos como perfil dos professores; crenças e atitudes em relação à Matemática; percurso formativo; contexto em que atuam; clima escolar; e currículos e práticas pedagógicas relacionadas à Matemática, incluindo Aritmética, Geometria e Cálculo. Cada participante deve refletir sobre sua experiência de acordo com a etapa de ensino e a escola em que atuam, considerando a importância da Matemática na Educação Básica. Quem desejar também pode preencher o formulário mais de uma vez, quando for o caso de ter atuação em contextos diferentes, em mais de uma etapa, escola ou rede de ensino, sempre com foco na melhoria da Matemática.
A Escuta Nacional de Professores e Professoras de Matemática foi lançada durante um webinário no qual foram debatidos: os panoramas do componente curricular de Matemática no país; os desafios e as possibilidades da Matemática no Brasil; a experiência das escolas na mobilização de estudantes para a Olimpíada de Matemática (OBMEP), que envolve Aritmética, Geometria e Cálculo; os panoramas de pesquisas internacionais sobre a Matemática; a estrutura da pesquisa; o guia da Escuta Nacional; e a disponibilidade do MEC em ouvir os educadores sobre a Matemática. A transmissão do webinário está disponível no canal do YouTube do MEC, oferecendo insights sobre a importância da Matemática na Educação Básica.
Colaboração e Apoio à Iniciativa de Matemática
A elaboração do projeto contou com o apoio de pesquisadores das universidades públicas vinculados à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); à Associação Nacional de Professores de Matemática da Educação Básica (ANPMat); e à Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr); além de representantes de instituições como Itaú Social; Rede de Conhecimento Social; Porvir; e Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), todos comprometidos com a melhoria da Matemática na Educação Básica, incluindo áreas como Aritmética, Geometria e Cálculo. Essa colaboração reflete a importância da Matemática na formação dos estudantes e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo Aritmética, Geometria e Cálculo, para o sucesso na Educação Básica.
Fonte: © MEC GOV.br
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