Nova geração traz recursos de segurança e privacidade, como Modo ladrão, Bloqueio de Detecção, Espaço Privado e Pareamento de aplicativos.
O lançamento do Android 15 pelo Google trouxe uma nova onda de inovações para o mundo dos dispositivos móveis. Com foco em segurança e privacidade, o sistema operacional apresenta recursos como o “modo ladrão”, que visa proteger os dados dos usuários em caso de perda ou roubo do aparelho.
Além disso, o Android 15 também oferece melhorias significativas para smartphones de telas maiores e dobráveis, tornando a experiência do usuário ainda mais agradável e intuitiva. Com o objetivo de proporcionar uma experiência de uso mais segura e eficiente, o novo sistema operacional é uma evolução natural do Android 14 e estreia nos aparelhos Pixel, do próprio Google. A tecnologia de ponta do Android 15 é um exemplo de como o software pode ser aprimorado para atender às necessidades dos usuários.
Atualização do Android 15: O que esperar
A atualização do Android 15 está disponível para alguns dispositivos, mas outros celulares receberão o update posteriormente, dependendo do cronograma de cada fabricante. Para saber quando e se receberá a atualização, é recomendado consultar a própria fabricante do seu celular. Marcas populares como Samsung, Xiaomi e Motorola costumam liberar pouco tempo depois da disponibilidade global do Google.
O Android 15 traz várias novidades em termos de segurança e proteção, tornando-o um sistema operacional mais robusto e seguro. Uma das principais novidades é a proteção contra roubo, que inclui uma nova camada de segurança contra roubo e revenda de dispositivos. O sistema agora exige autenticação extra para ações sensíveis, como remover o chip ou desativar o ‘Encontrar Meu Dispositivo’, além de detectar tentativas repetidas de login, dificultando a reinicialização e aumentando a proteção contra ladrões.
Modo Ladrão e Bloqueio de Detecção
O Android 15 também inclui o Modo Ladrão, também conhecido como ‘Bloqueio de Detecção de Roubo’, que usa inteligência artificial para identificar tentativas de furto e bloquear o celular automaticamente se detectar movimentação suspeita. Além disso, o Android 15 traz o Bloqueio Remoto, que permite travar o dispositivo à distância, disponível para quem usa Android 10 ou superior.
O Espaço Privado é outro recurso de segurança incluído no Android 15. Trata-se de um cofre digital no celular que permite organizar e ocultar apps considerados sensíveis, como de redes sociais, bancos ou de namoro. O acesso a esse espaço exige autenticação extra, como senha numérica ou biometria, e os aplicativos ficam invisíveis na lista de apps, assim como notificações e configurações.
Novidades para dispositivos grandes
O Android 15 traz novidades para quem usa dispositivos grandes, especialmente celulares dobráveis e tablets. Agora é possível fixar a barra de tarefas na tela e acessar rapidamente os aplicativos favoritos, como Google Fotos e Gmail. Além disso, o pareamento de aplicativos permite abrir dois apps ao mesmo tempo e arrastar arquivos, como fotos, entre eles, além de salvar essa combinação como um único ícone para agilizar a multitarefa.
O Google afirma que o novo software traz melhorias importantes para a câmera. Por exemplo, o recurso Low Light Boost aprimora a qualidade das fotos em ambientes com pouca luz, enquanto apps de terceiros ganham mais controle sobre o flash e outras configurações do celular. Além disso, o Android 15 permite o envio de mensagens via satélite, garantindo comunicação mesmo sem sinal de celular ou Wi-Fi.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo