Nome mais cotado para suceder Roberto Campos Neto, diretor do BC é o novo presidente do Comitê de Política Monetária, responsável pela tomada de decisões.
O secretário da Economia, Paulo Guedes, anunciou que Gabriel Galípolo será o novo diretor do Banco Central (BC). Ele desempenhava suas funções como chefe de departamento econômico do órgão e era considerado, há tempos, um forte candidato a ocupar o cargo deixado por Roberto Campos Neto na presidência.
A nomeação de Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central foi bem recebida pelos especialistas do mercado financeiro. A expectativa é que sua experiência na área de política monetária traga estabilidade e crescimento para a economia nacional. Além disso, a trajetória de Gabriel em cargos de destaque no BC o credencia para liderar com sucesso as políticas econômicas do país, consolidando assim a importância do Galípolo no cenário financeiro brasileiro.
Galípolo: O Novo Presidente do Banco Central
A gestão de Campos Neto à frente do BC chegará ao fim no final deste ano, abrindo caminho para a entrada de Galípolo, que assumirá a presidência de 2025 a 2028. Durante esse período, o Comitê de Política Monetária (Copom) terá mais três reuniões marcadas para a tomada de decisões, nos meses de setembro, novembro e dezembro deste ano.
Galípolo e a Aprovação no Senado
Galípolo terá que passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal e ser aprovado pelos senadores em plenário. Haddad destacou a importância desse processo, ressaltando que a decisão final cabe ao Senado. Ele expressou confiança na sintonia entre Pacheco e Lula, afirmando que irá entrar em contato com Pacheco para discutir o assunto.
Galípolo: Trajetória e Experiência
Indicado por Haddad para a diretoria de política monetária do BC, Galípolo ocupava o cargo de secretário-executivo da Fazenda desde o início do governo. Sua entrada na autarquia ocorreu em julho de 2023, pouco antes do primeiro corte de juros na Selic no ciclo de afrouxamento entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nos bastidores, já se especulava que Galípolo poderia assumir a presidência do BC a partir de 2025, desde que ele ingressou no Copom.
Galípolo: Formação e Experiência Profissional
Galípolo é formado em Ciências Econômicas e possui mestrado em Economia Política. Fundou a Galípolo Consultoria em 2009, onde atuou como sócio-diretor até 2022. Além disso, foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021 e leciona no MBA de PPPs e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em parceria com a London School of Economics and Political Science.
Novos Nomes na Diretoria do BC
Haddad anunciou que o governo trabalhará na escolha dos três novos diretores que comporão a diretoria até o final do ano. Com a ascensão de Galípolo à presidência do BC, as vagas de diretor de política monetária, regulação e relacionamento, cidadania e supervisão de conduta ficarão disponíveis, uma vez que os mandatos de Otávio Damaso e Carolina de Assis terminam em dezembro. Os nomes dos novos diretores ainda não foram divulgados pelo ministro.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo