Lojas receberão homenagens com nomes das franqueadas. Fundo de doações e edital para acelerar negócios fundados por mulheres, focando em finanças, sustentabilidade e empreendedorismo.
A motivadora celebração do Dia do Empreendedorismo Feminino em 19/11 trouxe à tona o reconhecimento do esforço e da dedicação de mulheres empreendedoras brasileiras. Neste contexto, o Grupo Boticário anunciou uma série de projetos que visam proporcionar apoio financeiro e técnico a essas mulheres, estimulando o crescimento do empreendedorismo feminino no país.
Entre os projetos anunciados pelo Grupo Boticário, destaca-se a ampliação do Fundo de Fomento ao Empreendedorismo na Beleza. Este fundo visa atrair recursos externos para financiar pequenos negócios da beleza, promovendo a diversidade e a inclusão no mercado de beleza. Com foco no empreendedorismo, o fundo busca apoiar mulheres empreendedoras em franqueadas e empreendimentos independentes, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento sustentável.
O Empreendedorismo em Movimento
Até então, o ecossistema do Grupo Boticário, que financia as atividades do Instituto Grupo Boticário, era sustentado principalmente pelo próprio Grupo Boticário, por meio de repasse de parte do Investimento Social Privado (ISP), correspondente a 1% da receita líquida da companhia. Este investimento é direcionado a todas as frentes de Sustentabilidade e ESG da empresa: ambiental, diversidade e inclusão (D&I), governança e impacto social, Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.
Agora, a ideia é abrir espaço para que o público em geral possa participar. O site do projeto já está disponível e a auditoria do fundo será realizada pela consultoria KPMG, que já audita as contas do Grupo Boticário anualmente. De acordo com a executiva, não há uma meta estabelecida para a arrecadação: ‘o objetivo é viver o fundo’, diz. O valor arrecadado entre 19/11 e 30/12 de 2024 será aplicado para o planejamento e execução dos projetos para 2025.
Os recursos captados serão empregados na manutenção dos programas que estejam em consonância com o fomento ao empreendedorismo do nosso ecossistema da beleza, ou mesmo na criação de novos programas, o movimento é vivo, assim como a vida e as situações que se apresentarem, a depender das necessidades identificadas ao longo dessa grande jornada. Um dos projetos custeados pelo fundo atualmente é o Empreendedoras da Beleza, que já formou mais de 75 mil mulheres para atuar em áreas da beleza, como cabelos, unhas e maquiagens.
A valorização de franqueadas e revendedoras também está em evidência, pois mulheres são donas de 63% das unidades franqueadas de O Boticário, e seis delas terão seus nomes estampados na fachada, ao lado da marca. Além disso, o Grupo Boticário está promovendo ações para valorizar empreendedoras que já atuem em seu ecossistema, como franqueadas, revendedoras ou beneficiadas dos cursos.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo