O sul do país enfrentará a formação de um ciclone bomba com instabilidade climática. Condições de mar agitado devido à massa de ar quente e pressão de baixa.
Um ciclone tem previsão de se formar no Atlântico Sul, trazendo chuvas intensas para diversas áreas do Brasil.
A frente fria em movimento no país promete um fim de semana de chuvas intensas, com possibilidade de chuvas fortes e ventos fortes em algumas regiões. Com a formação do ciclone, a previsão meteorológica indica que a tempestade pode se intensificar, trazendo chuvas intensas e ventos moderados, fazendo com que a frente fria se torne ainda mais intensa.
Frio em Alta
De acordo com prognósticos do Observatório Climático, a passagem desse sistema de baixa pressão deve atingir estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. Até mesmo regiões da Bahia e do Tocantins estão sob alerta para precipitações decorrentes dessa instabilidade climática. Receba as principais notícias direto no WhatsApp!Inscreva-se no canal do Terra A formação de duas frentes frias na região Sul do país, associadas a um ciclone extratropical, é o principal fator por trás das chuvas fortes e intensas. Na terça-feira, 19, a primeira dessas frentes frias se deslocou em direção ao mar, carregando consigo ar polar, conformemo Observatório Climático.
Frio em Alta
Notícias relacionadas Ciclone extratropical: Inmet emite alerta de perigo para o Sul Vídeo: Ciclone extratropical chega a Porto Alegre e registro impressionante mostra poste de luz balançando em avenida População é retirada do leste da Índia com a aproximação do ciclone Dana; veja vídeo Hoje, o ar frio combinado com uma área de baixa pressão propicia a formação de uma nova frente fria, acompanhada pelo ciclone extratropical. Embora o ciclone se afaste rapidamente da costa brasileira, seus efeitos indiretos continuarão influenciando o tempo, trazendo precipitação generalizada. Sendo assim, a pressão atmosférica é menor em áreas localizadas no interior da massa de ar frio e na área de baixa pressão. Segundo o MetSul, estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem receber chuvas fortes no sábado, enquanto São Paulo e Mato Grosso do Sul ainda terão precipitações, mas com expectativa de melhora ao longo do dia. Para o fim de semana, especialistas também alertam sobre as possíveis consequências das fortes chuvas, como inundações repentinas e condições de mar agitado, o que aumenta os riscos para banhistas na costa das regiões Sul e Sudeste.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo