Atores Igor Cosso e Carmo Dalla Vecchia admitiram receio profissional ao abordar orientação sexual, reforçando desafios enfrentados por atores LGBTQIA+ em diversas profissões.
Desde a decisão de Marco Pigossi em assumir sua homossexualidade em 2021, o cenário brasileiro tem visto uma onda de revelações a respeito da orientação sexual de alguns atores, abrindo caminho para discussões mais profundas sobre identidade e representatividade.
Um dos principais medos dos atores ao falar sobre sua sexualidade é perder o apoio do público, algo que Pigossi enfrentou em seu processo de revelação. O medo de perder o apoio é partilhado por outros atores, como Rafael Vitti, que também abriu mão de sua privacidade em 2021, quando falou sobre seu relacionamento com o modelo Lucas Travis.
Além disso, alguns atores enfrentam o receio de serem discriminados dentro de seu próprio meio artístico. Nesse sentido, a abertura de Pigossi representa um passo importante em direção a uma maior acolhida e respeito para com a comunidade LGBTQIA+, e é um lembrete de que a representatividade em todos os níveis da sociedade é fundamental para a construção de um ambiente mais inclusivo e justa.
Desvendando os Mistérios do Medo
A jornada de auto-aceitação, que é comum entre os artistas, pode ser marcada por profundas pressões e inseguranças. Para muitos desses profissionais, a revelação pública de sua orientação sexual pode ser um processo longo e doloroso, permeado pelo receio de como isso afetará sua carreira. Até mesmo a falta de representatividade de atores LGBTQIA+ na indústria, juntamente com o medo de enfrentar preconceitos e ver suas carreiras prejudicadas, pode levar a hesitação por muito tempo.
Um Relato de Um Ato de Liberdade
O ator Igor Cosso, que interpreta o personagem Gael na novela ‘Mania de Você’, compartilhou que já teve receio de se assumir gay por medo do impacto que isso poderia ter em sua carreira e a possibilidade de perder oportunidades de trabalho. No entanto, essa foi uma decisão amadurecida ao longo de 10 anos. Atualmente, Igor está noivo do bailarino Heron Leal, e apesar de ter se assumido publicamente em 2020, essa foi uma escolha que ele defende como um ato de liberdade.
Temor e Receio: Um Caminho Perigoso
Rodrigo Simas, em entrevista ao programa ‘Na Piscina com Fê Paes Leme’, do GNT, falou sobre os desafios de se entender como bissexual e o processo de assumir sua orientação sexual para o público. Um deles foi a possibilidade de ver sua carreira prejudicada. Além disso, o ator também mencionou a receia de não ser aceito pela sociedade. ‘Eu demorei pra entender que eu era bi por não saber que tudo bem ser, que não é estar em cima do muro, entendeu?’
Um Caso de Superposição de Medos
Carmo Dalla Vecchia, casado com o autor de novelas João Emanuel Carneiro há 18 anos, revelou que, em um momento de sua trajetória, recebeu o conselho de não assumir publicamente o relacionamento com o marido. No entanto, foi em 2021, durante sua participação no quadro ‘Super Dança dos Famosos’, da TV Globo, que o ator falou abertamente pela primeira vez sobre seu casamento. ‘Resolvi falar sobre o assunto porque depois de muito tempo de psicanálise, da minha prática budista, depois de uma pandemia, depois de ter perdido meu melhor amigo, já estava questionando há um certo tempo, queria falar sobre o assunto e revelar a minha verdade.’
Fonte: @ Nos
Comentários sobre este artigo