ouça este conteúdo
Ministro Silvio Almeida abrirá ciclo na Casa de Rui Barbosa, no Rio, com tema em destaque e apresentações culturais e artísticas.
A defesa da democracia será um dos principais focos no ciclo de eventos Memória, Coração do Futuro, que terá início na próxima segunda-feira (12) na Casa de Rui Barbosa, localizada no Rio de Janeiro. O começo das atividades no palacete histórico, em Botafogo, acontece em paralelo com o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Esse evento busca promover a reflexão sobre o papel do governo democrático na sociedade atual, destacando a importância do engajamento do povo no sistema representativo. A discussão sobre os desafios e conquistas desse regime democrático será central nos debates e palestras do ciclo de eventos.
Conferência de Abertura da série de eventos: Democracia em Destaque
A conferência de abertura da série de eventos terá a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Ele abordará a relação entre a memória das lutas pela democracia e os direitos humanos no Brasil. Para o ministro, destacar a memória é fundamental para moldar o futuro. ‘Memória e verdade são fundamentais em qualquer política de direitos humanos. Essa dimensão vai além de simplesmente lembrar os eventos passados, sendo essencial para a construção de um futuro digno e cidadão’, afirma. Jandira Feghali, deputada federal e integrante da frente internacional de parlamentares em defesa da democracia, também estará presente na mesa de abertura.
Mais atividades estão previstas no ciclo de eventos na Casa de Rui Barbosa, que se estenderá até novembro. Estão programadas conferências, mesas-redondas, exibições de filmes e apresentações culturais que ressaltam a importância das manifestações artísticas como parte da memória das lutas pela democracia, tornando-se uma forma de resistência. O presidente da Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, destaca a importância de refletir sobre o passado para compreender o presente e construir um futuro com uma democracia mais ampla, direitos do conhecimento e reflexão sobre a história do país.
Todas as atrações serão gratuitas. A conferência de segunda-feira está agendada para as 17h, com transmissão pelo canal de YouTube da Casa de Rui Barbosa. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) é uma das apoiadoras do projeto. A programação completa do ciclo será divulgada em breve no site gov.br/casaruibarbosa.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca que o Brasil está passando por um processo de resgate de questões sociais, históricas e culturais. ‘Essas bases tornam o povo brasileiro tão diverso e poderoso. Um debate que reforça a memória como o coração do futuro reafirma essa ideia e concretiza esse trabalho.’ A Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura, tem como objetivo promover a cultura, a pesquisa e o ensino, divulgando a vida e a obra de Rui Barbosa, político, jurista, diplomata e escritor que viveu no palacete com sua família.
Detalhes da Conferência de Abertura:
– Tema: Memória, Democracia e Direitos Humanos
– Data: 12 de agosto, às 17h
– Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo