ouça este conteúdo
Paixão e amor: sentimentos complexos com sintomas emocionais e físicos. Descubra a diferença com explicações científicas.
O amor é, sem dúvida, um dos sentimentos mais poderosos que existem. Além do amor romântico que vemos nos filmes, há uma infinidade de estudos científicos que tentam desvendar os mistérios por trás dessa emoção tão intensa. O amor, para muitos, vai muito além de simplesmente se sentir bem, podendo desencadear uma série de reações emocionais e físicas que podem ser facilmente percebidas.
Os efeitos do amor podem ser profundos, influenciando não apenas o nosso estado de espírito, mas também a nossa saúde física. A conexão entre amor e saúde é cada vez mais estudada, mostrando como esse sentimento de afeto pode impactar positivamente diversos aspectos da nossa vida. É fascinante como o amor pode ser tão transformador e ao mesmo tempo tão misterioso.
O Poder do Amor: Sentimento que Conecta Corações
Sendo assim, para aqueles que buscam compreender os sentimentos de outra pessoa, há uma excelente notícia: é viável identificar se alguém te ama por meio de sinais que, conforme a psicóloga Larissa Fonseca explicou em entrevista ao MinhaVida, podem ser reveladores. Veja quais são esses indícios!
Leia também: Para esse especialista, o amor passa por 5 fases, mas muitos casais desistem na terceira
Os sinais que podem indicar que alguém te ama incluem, de acordo com a especialista, atitudes comportamentais como: a genuína preocupação com o bem-estar e a felicidade do outro, manifestada por meio de apoio emocional e prático; a dedicação de tempo para compartilhar momentos e criar memórias juntos; uma comunicação aberta; a disposição para compartilhar pensamentos e sentimentos de forma sincera; a capacidade de ouvir com atenção; o respeito e a valorização mútua; o apoio constante nos momentos difíceis; gestos de afeto, como carícias, palavras afetuosas e atitudes atenciosas.
A Profundidade do Amor: Sentimento que Transforma Relações
O comprometimento com o relacionamento se torna evidente na disposição para enfrentar desafios e investir no crescimento conjunto. Esses comportamentos são reflexos de um amor verdadeiro e profundo, baseado em respeito e conexão emocional, conforme relata a psicóloga.
A pessoa que ama também pode demonstrar diferentes sinais físicos, como: carícias amorosas, como abraços e beijos; contato visual prolongado; sorriso frequente; cuidado com a aparência ao encontrar o parceiro; tendência a se inclinar para perto durante conversas.
Leia também: 8 dicas para manter um relacionamento saudável
Qual é a diferença entre o amor e a paixão? Engana-se quem acredita que amor e paixão são sinônimos. Embora compartilhem origens semelhantes, possuem características distintas. ‘O amor é um sentimento duradouro, que se desenvolve e se adapta com o tempo. Por outro lado, a paixão tende a ser mais passageira e limitada, podendo evoluir para amor ou simplesmente desaparecer. Apesar das diferenças em intensidade e duração, tanto o amor quanto a paixão têm bases cerebrais, revelando que, por trás das experiências emocionais, existem processos neurológicos que vão além do romantismo’, explica Larissa.
Os principais sinais comportamentais e físicos de alguém apaixonado Larissa Fonseca destaca que a pessoa apaixonada costuma buscar constantemente a presença do outro. O desejo de estar presente na vida do parceiro e a disposição para ouvir e oferecer apoio também são características comuns de quem está na fase da paixão. Fisicamente, os sinais incluem: aumento no contato físico, como carícias, abraços e beijos; contato visual intenso e frequente; pupilas dilatadas; sorriso constante; inclinação em direção à pessoa amada; suor excessivo; bochechas avermelhadas; cuidado com a aparência, como arrumar o cabelo com frequência.
Saiba mais: Como lidar com o ciúme entre amigos
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo