Prática esportiva ganha espaço nos currículos com ampliação da jornada e oferta de modalidades, estimulando desenvolvimento motor, cognitivo e social na educação física integral.
A ex-atleta olímpica e recordista sul-americana de arremesso de peso, Elisangela Adriano, destaca a importância do esporte em sua formação pessoal. Segundo ela, a escola foi fundamental para o seu desenvolvimento, e o esporte foi o caminho que a ajudou a se encaixar nesse ambiente.
Para Elisangela, a prática de atividades físicas foi essencial para o seu crescimento pessoal e profissional. Ela acredita que os exercícios e as práticas esportivas ajudaram a desenvolver sua disciplina e determinação, habilidades que a acompanharam ao longo de sua carreira. Além disso, o esporte lhe proporcionou uma sensação de realização e satisfação que a motivou a continuar se esforçando. A paixão pelo esporte é algo que ela carrega consigo até hoje, e que a inspira a continuar incentivando os jovens a se envolverem em atividades esportivas.
O Esporte como Ferramenta de Inclusão e Educação
A escola é um local fundamental para a formação esportiva e cidadã, especialmente em cidades que carecem de equipamentos públicos para prática de exercícios físicos. Diferentemente de clubes e centros esportivos, que se concentram na seleção e formação de atletas de ponta, as instituições de ensino utilizam a prática esportiva como uma ferramenta de inclusão e educação corporal. A pesquisadora Maria Alice Zimmermann, dos Grupos de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP), afirma que ‘a escola ainda é uma porta de entrada para a prática esportiva e o principal local de acesso a diferentes modalidades, inclusive influenciando na escolha do esporte que pretende seguir e na construção social dos alunos’.
A educação em tempo integral (ETI) é um exemplo de como a atividade física pode ganhar mais espaço na escola. Além de ampliar o tempo de aula, a ETI articula a educação com outras dimensões da vida dos estudantes, como a cultura, o meio ambiente, a ciência, a tecnologia e o esporte. Práticas físicas e de lazer fazem parte do currículo, permitindo que os estudantes revelem seus interesses, talentos e vocações. Além disso, são ofertadas modalidades esportivas que a educação física do ensino regular não consegue abarcar, por falta de tempo ou de infraestrutura.
O Papel do Esporte na Educação Integral
A coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, explica que ‘no modelo de educação tradicional, por conta do tempo disponível, os exercícios físicos desempenham um papel menor e apenas os aspectos mais cognitivos são enfocados’. Já a jornada de tempo integral, orientada pela educação integral, potencializa as dimensões humanas, como a física por meio do esporte, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em grupo e da resolução de problemas. A prática esportiva é uma ferramenta fundamental para a formação integral dos estudantes, permitindo que eles desenvolvam habilidades físicas, sociais e emocionais.
A cooperação entre o MEC e o Ministério do Esporte (Mesp) tem sido fundamental para que as diretrizes de oferta da jornada em tempo integral contemplem e aprimorem a realização de atividades físicas e esportivas. A escola é um local onde os estudantes podem descobrir sua paixão pelo esporte e desenvolver habilidades que os acompanharão por toda a vida. Como afirma Elisangela Adriano, recordista sul-americana de arremesso de peso, ‘foi na escola, por meio do meu professor de educação física, que eu descobri a minha modalidade e criei as ferramentas necessárias para competir em três olimpíadas’.
Fonte: © MEC GOV.br
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