Diminuição no número de candidatos que faltaram em relação a 2023. Redação, portuguesa e ciências humanas seguem no próximo domingo, 13 de novembro, no cartão de provas locais de confirmação.
Em 2024, a abstenção no Enem em Alagoas foi de 26,2%, um percentual considerado baixo, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A comparação com o ano anterior é positiva, pois em 2023 o estado havia apresentado uma taxa de abstenção de quase 30,1%, ainda maior do que a registrada em 2024.
Com o resultado, fica claro que o Enem continua a ser um evento fundamental para o Brasil, pois serve de avaliação e seleção para várias universidades e instituições de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais. Além disso, a divulgação desses dados permite que os órgãos governamentais e educacionais possam avaliar o desempenho do sistema educacional brasileiro, tendo em vista que o Enem é uma das principais ferramentas de avaliação da qualidade da educação básica no país.
Enem 2023 em Alagoas: Alguns dados importantes
No ano de 2023, o estado de Alagoas registrou um aumento significativo no número de candidatos inscritos no Enem. De acordo com o levantamento preliminar, 88.803 pessoas se inscreveram no exame. Essa é uma notícia positiva para o estado, que strive por desenvolvimento educacional.
Primeiro dia de provas do Enem
No primeiro dia de provas do Enem, ocorrido em 3 de novembro, os candidatos tiveram que enfrentar desafios significativos. Além de escrever uma redação, eles também precisaram responder 45 questões de línguas humanas, incluindo portuguesa, e outras 45 de ciências humanas. Essa foi uma experiência intensa para os candidatos, que precisaram demonstrar suas habilidades e conhecimentos em diversas áreas.
Locais de provas no estado
O levantamento do Inep também apresentou dados importantes sobre a aplicação das provas em Alagoas. Foram 26 municípios que aplicaram o exame, com 259 locais de provas. O candidato poderia conferir os horários de aplicação no cartão de confirmação, que era fundamental para a realização do exame.
Horários de aplicação e segurança
Os horários de aplicação eram rigorosamente controlados, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início das provas às 13h30 e término das provas no 2º dia às 18h30. O candidato só poderia deixar o local de aplicação com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Além disso, o Inep recomendava que os candidatos levassem o cartão de confirmação, documento em que estão dados como local de prova e idioma escolhido (inglês ou espanhol), guardado no envelope porta-objetos.
Dicas para a hora das provas
Os candidatos também receberam algumas dicas importantes para a hora das provas. Além do cartão de confirmação, era recomendável levar lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa etc.). O uso de celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico era vetado, e o candidato que apresentasse autorização de porte deveria informar ao chefe da sala de aplicação da prova.
Conclusão
Em resumo, o Enem 2023 em Alagoas foi um evento importante para o estado, com um aumento significativo no número de candidatos inscritos. Os candidatos tiveram que enfrentar desafios significativos no primeiro dia de provas, mas também receberam dicas importantes para se preparar. Além disso, o Inep apresentou dados importantes sobre a aplicação das provas em Alagoas, incluindo os horários de aplicação e a segurança.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo