Fortalecer relações entre atores através de reunião de coordenação, troca de boas práticas e compartilhamento de experiências sobre tema e desafios de cooperação e educação.
As coordenações do Programa de Estudantes-Convênio na modalidade Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP) se reunirão nos dias 26 e 28 de novembro para revisar os planos e estratégias de atuação e discussões dos desafios e inovações sobre o tema da PEC-PLE.
Essa reunião é fundamental para o aprimoramento do Programa de Estudantes-Convênio na modalidade Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), pois permitirá a troca de conhecimentos e o compartilhamento das melhores práticas entre as instituições. Com isso, os gestores poderão identificar áreas de melhoria e implementar novas estratégias para promover o ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE), o que é fundamental para o desenvolvimento cultural e acadêmico dos estudantes estrangeiros no Brasil.
Ministério da Educação: Entendemos a Importância do Ensino da Língua Portuguesa
O evento, patrocinado pelo Ministério da Educação (MEC) e sua Secretaria de Educação Superior (Sesu), ocorreu em Brasília (DF), onde os participantes discutiram a modalidade de estudo do português como língua estrangeira. Na abertura da reunião de coordenação, realizada na sede do MEC, os participantes destacaram a importância do PEC-PLE em superar as barreiras de comunicação no processo de internacionalização da educação brasileira.
Durante a abertura, Hosiane Bokokpevi, ex-participante do programa natural do Benim, compartilhou sua experiência de aprendizado do português. Ela contou que vim ao Brasil sem saber falar nem um bom dia e hoje sou graduada em relações internacionais pela Universidade de Brasília. O programa PEC-PLE colocou à nossa disposição professores incríveis que nos ajudaram a desenvolver nossas capacidades no idioma. Me casei com outro estudante do PEC aqui no Brasil e a gente conversa entre nós em português, que é a língua que temos em comum, destacou.
A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior do MEC, Tânia Mara Francisco, explicou que histórias como a de Hosiane exemplificam a importância do ensino da língua portuguesa para superação das barreiras no processo de internacionalização da educação brasileira. Ela afirmou que entendemos essa como uma política de estado, fortalecida por este governo, que determinou o estreitamento das relações com outros países em várias frentes.
A diretora informou que nesta terça-feira os recursos do PLE foram repassados às instituições federais de ensino participantes do programa que apresentaram propostas para recebimento do recurso, como um reforço do apoio do MEC às suas iniciativas de internacionalização. Representando o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Jonas Paloschi, chefe da Divisão de Cooperação Educacional do Instituto Guimarães Rosa, afirmou que o PEC é uma parte importante da diplomacia cultural do país, pois leva consigo a divulgação do nosso idioma para nações amigas. ‘Estamos aqui para colher opiniões e ideias. Queremos continuar desenvolvendo o programa, que é uma ferramenta tão importante para a nossa política externa, mas também para as instituições de ensino superior brasileiras’, pontuou.
Durante seus três dias de programação, o encontro contará com a participação de gestores de relações internacionais das instituições de ensino; professores de cursos de letras; pesquisadores; e representantes de órgãos governamentais relacionados à internacionalização da educação, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e o MRE. Este programa de cooperação visa fortalecer a cooperação internacional em educação através do fortalecimento das instituições de ensino superior.
O PEC-PLE— O programa se destina à formação e à qualificação de estudantes estrangeiros por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de português como língua estrangeira em instituições de ensino superior brasileiras. Na seleção deste ano, das mais de 1.700 candidaturas, 652 estudantes foram selecionados para participar do PEC-PLE — 40% do total. Eles realizarão seus estudos em 39 instituições de ensino superior em todas as regiões do país, até a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
Fonte: © MEC GOV.br
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