Implementar o programa na Nacional dos Articuladores Técnicos do Programa em 2025 e promover troca de experiências entre redes para aprofundar a compreensão da Base Nacional Comum Curricular e a organização curricular e pedagógica em escolas das Adolescências, os Clubes de Letramentos e os Cadernos de Inovação Curricular nos anos finais do ensino fundamental.
No âmbito da Educação, o Ministério da Educação (MEC) está investindo em projetos que visam melhorar a qualidade do ensino no Brasil. O 2º Encontro Formativo da Rede Nacional dos Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências é mais um passo nessa direção.
Entre os dias 9 e 11 de dezembro, profissionais da área da Educação se reunirão para discutir estratégias de melhoria da Educação. A organização curricular e pedagógica das escolas será um dos tópicos em destaque, com foco em como desenvolver projetos de Letramento que sejam relevantes para a vida dos jovens. Clubes de Letramento também serão discutidos, como ferramenta para promover o aprendizado em ambientes mais acolhedores. Além disso, serão discutidas as funções dos articuladores previamente indicados, responsáveis por ajudar a implementar essas mudanças. Essa iniciativa visa fortalecer a Educação e melhorar as oportunidades para os estudantes brasileiros.
Parcerias Estratégicas para Fortalecer a Educação
O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é um esforço conjunto do governo federal para apoiar as redes de ensino em 2025, promovendo a troca de experiências e aprofundando a compreensão sobre a organização curricular e pedagógica da política. Este programa visa fortalecer os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e uma escola mais identificada com a potência dos estudantes.
Ao Encontro dos Articuladores
O evento é fechado para o público e reservado exclusivamente para os articuladores previamente indicados pelas secretarias estaduais. A programação do encontro visa aprofundar a compreensão da organização curricular e pedagógica da política, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta visa apoiar a estruturação da parte diversificada do currículo, de acordo com os critérios de regionalidade e as normativas vigentes para os anos finais do ensino fundamental.
Os Clubes de Letramento
Nesse contexto, os Clubes de Letramentos são espaços de inovação curricular, que se apoiam no enriquecimento de formas conhecidas de organização curricular e pedagógica para reconstruir novas maneiras de articular teoria e prática. A mediação docente intencionalmente voltada à construção de situações de ensino e aprendizagem promove mais participação, protagonismo e autoria dos estudantes.
A Implementação dos Cadernos de Inovação Curricular
O encontro permitirá planejar, de forma intencional, a implementação dos materiais de apoio para os Clubes de Letramento Matemático, Científico, Literário e de Corporeidade e de Humanidades e Cidadania do Programa Escola das Adolescências, que são os Cadernos de Inovação Curricular. Essa iniciativa visa apoiar a estruturação da parte diversificada do currículo, de acordo com os critérios de regionalidade e as normativas vigentes.
A Apoio da Secretaria de Educação Básica
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, participou da abertura do evento. Ela destacou que a Secretaria de Educação Básica sempre se preocupou com os anos finais do ensino fundamental, que foram chamados socialmente de ‘os esquecidos’. A pasta determinou as etapas dos anos iniciais do ensino fundamental e do ensino médio como prioritárias, com seus programas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Pé-de-Meia.
O Desafio da Mobilização Nacional
Segundo a secretária, a pasta determinou as etapas dos anos iniciais do ensino fundamental e do ensino médio como prioritárias com seus programas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Pé-de-Meia. ‘Nós fomos aos poucos entendendo o que poderíamos fazer para proporcionar o direito a uma aprendizagem significativa, uma escola mais identificada com toda a potência dos nossos estudantes dos anos finais do ensino fundamental’, apontou. ‘Dessa forma, nosso primeiro desafio foi fazer uma mobilização nacional que escutou mais de 2 milhões e 300 mil adolescentes do 6º ao 9º ano’, disse.
A Criação da Rede Nacional
A partir disso, a pasta conseguiu criar uma rede nacional para propor estratégias e tornar os currículos, no chão das escolas, mais próximos da realidade desses estudantes. Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, o programa busca apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a estruturação da parte diversificada do currículo.
Parcerias para Fortalecer a Educação
A parceria entre o governo federal e os estados é fundamental para o sucesso do Programa Escola das Adolescências. A Rede Nacional dos Articuladores Técnicos, do Programa Escola das Adolescências, articulados previamente indicados pelas secretarias estaduais, é essencial para a implementação da política. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a base para a organização curricular e pedagógica da política, e os Cadernos de Inovação Curricular são fundamentais para apoiar a estruturação da parte diversificada do currículo.
Ao Encontro dos Articuladores
O evento é um espaço para os articuladores previamente indicados pelas secretarias estaduais se reuniem e discutam sobre a implementação da política. A programação do encontro visa aprofundar a compreensão da organização curricular e pedagógica da política, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta visa apoiar a estruturação da parte diversificada do currículo, de acordo com os critérios de regionalidade e as normativas vigentes para os anos finais do ensino fundamental.
A Implementação dos Cadernos de Inovação Curricular
O encontro permitirá planejar, de forma intencional, a implementação dos materiais de apoio para os Clubes de Letramento Matemático, Científico, Literário e de Corporeidade e de Humanidades e Cidadania do Programa Escola das Adolescências, que são os Cadernos de Inovação Curricular. Essa iniciativa visa apoiar a estruturação da parte diversificada do currículo, de acordo com os critérios de regionalidade e as normativas vigentes.
A Apoio da Secretaria de Educação Básica
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, participou da abertura do evento. Ela destacou que a Secretaria de Educação Básica sempre se preocupou com os anos finais do ensino fundamental, que foram chamados socialmente de ‘os esquecidos’. A pasta determinou as etapas dos anos iniciais do ensino fundamental e do ensino médio como prioritárias, com seus programas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Pé-de-Meia.
Fonte: © MEC GOV.br
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